Internacional

Liga inglesa prepara sistema de rastreio de membros para auxiliar o VAR

Jornal Daily Mail dá conta de um desenvolvimento tecnológico que pode ajudar aos tempos de decisão e paragem do jogo

A Liga inglesa (Premier League) prepara a introdução de uma tecnologia de rastreamento de membros integrada no VAR que permitirá descortinar as posições de fora-de-jogo, relata hoje o jornal Daily Mail.

Segundo o periódico britânico, a tecnologia está a ser desenvolvida pela empresa Hawk-Eye, uma das que implementou a tecnologia da linha de golo, que deverá complementar o sistema de videoarbitragem em breve, embora não tenha revelado datas.

Esta tecnologia permitirá aumentar drasticamente a precisão e a velocidade com que os árbitros tomarão as suas decisões quanto ao impedimento dos futebolistas em situações de fora-de-jogo. Trata-se de um sofisticado sistema de câmaras que oferecerá aos assistentes do VAR uma linha de impedimento automática em tempo real.

O rastreio do sistema incidirá nos membros dos jogadores, disponibilizando uma linha virtual constante aos videoárbitros, que assim poderão avaliar os lances imediatamente e fornecer melhor e mais atempada informação aos árbitros no campo.

Refira-se que as paragens para análise dos lances pelo VAR têm sido bastante criticadas nas principais ligas onde existe VAR.

Redação