Hóquei em Patins

FC Porto arranca com goleada na Liga Europeia

Ivan Del Val/Global Imagens

Os dragões iniciaram a prestação europeia com uma vitória folgada.

O FC Porto goleou este domingo os italianos do HRC Monza, por 10-1, na primeira jornada do grupo B da Liga Europeia, e começou a caminhada na competição da melhor forma possível.

Giulio Cocco (5), Gonçalo Alves (2), Hugo Santos (1), Poka (1) e Carlo Di Benedetto (1) foram os autores dos 10 golos dos dragões, enquanto Pietro Lazzarotto foi o autor do único golo do HRC Monza.

Depois de um começo equilibrado, Gonçalo Alves deu vantagem aos dragões de grande penalidade, com o Monza a responder através de Marc Olé, que pôs Tiago Rodrigues à prova. Mas, na cobrança rápida de um livre, Gonçalo Alves bisou com um remate forte.

Os transalpinos ainda acertaram no ferro, mas foram perdendo gás para acompanhar o ritmo elevado da formação de Guillem Cabestany, que, quando rodou a equipa, resolveu a partida com o italiano Giulio Cocco em destaque, marcando três golos em sete minutos.

Ainda antes do intervalo, Hugo Santos também colocou o seu nome na lista de marcadores e Giulio Cocco assinava o seu quarto golo, à boca da baliza, enquanto o Monza beneficiou de um livre direto a castigar 10.ª falta portista, mas Marc Ollé atrapalhou-se e Tiago Rodrigues resolveu o lance.

Depois do intervalo, os italianos estrearam-se no marcador graças a um remate de longe de Pietro Lazzarotto, que ainda foi desviado antes de ultrapassar o recém-entrado Xavi Mallián.

Carlo di Benedetto acertou no poste na conversão de um livre direto, Gonçalo Alves desperdiçou uma grande penalidade, tal como o capitão Reinaldo Garcia, até que o Monza beneficiou de livre direto a castigar 15.ª falta portista e Matteo Galimberti não conseguiu bater o guardião Mallián.

Logo a seguir, Carlo di Benedetto seguiu isolado para a baliza e não perdoou, dilatando a vantagem a favor dos dragões, tal como Poka que se estreou a marcar a três minutos do fim e ainda desperdiçou o bis, no mesmo minuto, graças a uma boa defesa de Stefano Zampoli na cobrança de um livre direto.

Ainda antes do encontro terminar, Giulio Cocco seguiu para a baliza descaído pelo lado direito bateu o guardião, fixando o resultado final em 10-1.

Recorde-se que, o FC Porto ainda terá de enfrentar, no mesmo grupo, os espanhóis do CE Noia e os suíços do RC Biasca.

Jogo realizado no Dragão Arena, no Porto.

FC Porto -- Monza: 10-1.

Ao intervalo: 7-0.

Marcadores:

1-0, Gonçalo Alves, aos 06 minutos (grande penalidade).

2-0, Gonçalo Alves, 09.

3-0, Giulio Cocco, 12 (livre direto).

4-0, Giulio Cocco, 19.

5-0, Giulio Cocco, 19.

6-0, Hugo Santos, 21.

7-0, Giulio Cocco, 22.

7-1, Pietro Lazzarotto, 27.

8-1, Carlo di Benedetto, 40.

9-1, Poka, 47.

10-1, Giulio Cocco, 49.

Sob arbitragem da dupla espanhola Ivan Gonzalez e Matteo Galoppi, as equipas alinharam:

- FC Porto: Tiago Rodrigues, Carlo di Benedetto, Rafa, Reinaldo Garcia e Gonçalo Alves. Jogaram ainda Xavi Malián, Giulio Cocco, Sergi Miras, Hugo Santos e Poka.

Treinador: Guillem Cabestany.

- Monza: Stefano Zampoli, Pietro Lazzarotto, Pol Jimenez, Marc Masquef e Julian Martinez Cristal. Jogaram ainda Matteo Zucchetti, Matteo Galimberti, Sebastiano Schena e Davide Nadini.

Treinador: Colamaria Tommaso.

Ação disciplinar: cartão azul para Davide Nadini (12).

Assistência: cerca de 1.000 espectadores.

Redação