Internacional

Ligas europeias lançam campanha em defesa dos campeonatos nacionais

Alberto Colombo (European Leagues), na Soccerex, em Oeiras

#SupportYourLeague é a campanha que congrega informação global, numa altura em que a proposta de Superliga perde força

A European Leagues (associação das ligas europeias de futebol) apresentou recentemente os seus princípios com vista à renegociação, na UEFA, da reestruturação das competições internacionais entre clubes a partir de 2024, reafirmando a sua oposição a qualquer modelo de superliga fechada, que mantenha um elevado grau de exclusividade, em benefício dos clubes de maior dimensão. Para reforçar essa posição, lançou em simultâneo uma campanha com vista à proteção das ligas nacionais.

O adiamento, para data indeterminada, da reunião de dia 11 de setembro entre a UEFA, a European Leagues e a ECA (associação europeia de clubes), revela um cenário de recuo na proposta avançada pela tutela, que tinha a ECA como aliada, para uma Liga dos Campeões em circuito fechado (24 das 32 vagas seriam atribuídas com critérios históricos e não de desempenho desportivo anual), no ciclo 2024/27.

Com vista à renegociação dos quadros competitivos da Liga dos Campeões e Liga Europa, a European Leagues tornou públicos os seus princípios, sintetizados em três pontos: proteção das ligas nacionais, incremento da participação nas competições internacionais e uma mais justa distribuição financeira das receitas geradas pelas provas continentais.

Estes princípios, segundo a European Leagues, são o ponto de partida de uma nova era de cooperação com a UEFA e na procura de um entendimento quanto aos modelo e acesso às competições europeias, distribuição financeira e solidariedade, calendários e sistema de coeficiente dos clubes, fatores que definem as competições europeias entre clubes.

Ao mesmo tempo, o organismo presidido pelo dinamarquês Lars-Christer Olsson, de que faz parte a liga portuguesa, lançou a palatforma online www.supportyourleague.com (tradução: Apoia a Tua Liga) destinada aos clubes, todos os agentes desportivos, com destaque para jogadores e treinadores, associações e federações, adeptos, parceiros comerciais, Imprensa e operadores televisivos.

"A plataforma inclui feedback das partes interessadas, em toda a Europa, sobre as propostas iniciais para o ciclo 2024/27, juntamente com uma análise profunda da evolução entre competições de clubes da UEFA e as provas nacionais na última década", segundo Alberto Colombo, secretário-geral adjunto da European Leagues.

Conforme o dirigente, na plataforma pode ainda connhecer-se a proposta concreta das Ligas Europeias para um modelo mais justo de distribuição de receita já para o próximo ciclo 2021/24: "A apresentação destas informações representa um esforço para contextualizar e promover o debate sobre a reforma das competições entre clubes da UEFA, de forma a criar um ambiente de colaboração e mais inclusivo".

António Barroso