Internacional

UEFA vai valorizar futebol feminino e duplicar número de atletas

Vila Verde, 12/05/2019 - O Vilaverdense Futebol Clube defrontou, esta tarde, o Sporting Clube de Braga, na 22ª jornada da Liga de Futebol Feminino. O jogo disputou-se no Estádio Municipal de Vila Verde. Sara Brasil ( Braga ) (Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens) Paulo Jorge Magalhães / Global Imagens

A UEFA está empenhada em desconstruir estereótipos em relação ao futebol feminino e aproveitar a onda de crescimento da modalidade

A UEFA lançou um programa a cinco anos para valorizar o futebol feminino, pretendendo duplicar o número de atletas federadas para 2,5 milhões entre os 55 países membros.

Numa altura em que o futebol feminino está a ganhar terreno no desporto europeu e mundial, o documento estratégico, denominado Tempo de Ação, pretende mudar também mentalidades.

"Todas as raparigas devem sentir que jogar futebol é a coisa mais normal do mundo, seja por diversão ou porque quer ser campeã do mundo", explica a responsável da UEFA Nadine Kessler.

Entre 7 de junho e 7 de julho disputa-se o Mundial de França, numa altura em que se batem recordes de assistência em Espanha e Itália e a UEFA conseguiu o primeiro patrocinador interessado especificamente no futebol feminino.

"É o acordo que todos desejam, importante para o respeito e segurança a longo prazo", referiu a alemã, referindo-se à parceria com um cartão de crédito de pagamentos internacionais, válido até 2025.

A UEFA, que no sábado organiza da final da Liga dos Campeões, entre Barcelona e Lyon, entende que o futebol feminino deve ser "forte, inclusivo, divertido e inspirador".

Redação