FC Porto

Brahimi falha Nacional, mas é recuperável para o FC Porto-Sporting

. Fábio Poço/Global Imagens

Argelino apresenta uma tendinite no adutor direito e falhou a viagem dos dragões à Madeira para enfrentar o Nacional. Caso clínico deverá ser debelado a tempo do Sporting.

Uma tendinite no adutor direito afastou Brahimi de um jogo em que o FC Porto está obrigado a vencer para ainda poder sonhar com a conquista do título.

O problema físico do internacional argelino foi revelado no boletim clínico de ontem, um pouco antes de os portistas viajarem para a Madeira, mas não será de grande gravidade. Se não se verificar qualquer retrocesso nos próximos dias, a expectativa entre os azuis e brancos é que ele recupere a tempo de participar no clássico com o Sporting no Dragão, que marcará o ponto final no campeonato para ambas as equipas.

A lesão vem quebrar um bom momento de Brahimi, que tinha somado ações decisivas em quatro dos últimos cinco jogos da I Liga; na última jornada, por exemplo, havia assistido Soares para o 4-0. Sem ele, caberá a Corona a função de tentar criar problemas a partir do flanco esquerdo, já que tudo aponta que para a direita entre Otávio.

Foram estas as opções de Conceição durante o período em que o argelino passou pelo banco e, tendo em conta o carácter decisivo do encontro com o Nacional, é pouco provável que o treinador dos dragões venha a surpreender.

A matemática do campeonato não permite mais margem para erro, mas o facto de a equipa estar dependente de terceiros para regressar ao primeiro lugar ainda não apagou a esperança de alguns adeptos. Tanto à partida do aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, como à chegada ao "Cristiano Ronaldo", no Funchal, a comitiva do FC Porto, chefiada por Pinto da Costa, contou com o apoio de portistas.

No continente, eram maioritariamente jovens, que procuraram com insistência autógrafos e fotografias com os jogadores (Felipe e Alex Telles foram os mais requisitados). No arquipélago, eram sensivelmente uma centena, de todas as idades e que fizeram questão de receber o grupo, onde também seguiu Herrera, apesar de o internacional mexicano não estar disponível para jogar, por se encontrar castigado (acumulação de amarelos). Para o seu lugar deverá entrar Óliver.

Bruno Filipe Monteiro / António M. Soares