Portugueses

O registo de Ronaldo, o decisivo Jota e a estreia de Rui Fonte: o brilho português mundo fora

Cristiano Ronaldo voltou a marcar pela Juventus Daniele Mascolo/Reuters

Do golo 600 na carreira de Cristiano Ronaldo, ao decisivo de Diogo Jota pelo Wolves, não faltaram portugueses em destaque no estrangeiro. Rui Fonte assinou o primeiro tento no Lille e Camora e Iuri Medeiros ajudaram Cluj e Légia a colocarem-se em boa posição para serem campeões, numa semana em que Nélson Semedo já celebrou o título.

INGLATERRA

Bernardo Silva

Burnley 0

MAN. CITY 1

Sempre importante e indiscutível para Pep Guardiola, Bernardo Silva combinou com Aguero para este apontar o único golo do jogo que valeu a liderança na Premier League. Aos 53' obrigou o guarda-redes contrário a uma grande defesa e teve várias ações de relevo durante a partida.


Rui Patrício

Watford 1

WOLVES 2

No golo sofrido, Rui Patrício teve uma grande saída dos postes, mergulhando aos pés de Deulofeu para lhe tirar a bola no limite da falta com a mão. Contudo, nenhum colega surgiu a tempo de aliviar e o Watford fez mesmo o empate na recarga. Não fez mais uma única defesa.


Rúben Neves

Watford 1

WOLVES 2

Mais uma grande exibição do médio português. Tentou alguns remates de longe, iniciou a jogada do primeiro golo e fez um fantástico passe longo para Diogo Jota garantir o triunfo.


João Moutinho

Watford 1

WOLVES 2

Omnipresente no meio-campo, foi o farol da equipa, encarregou-se de bater inúmeras bolas paradas e fez ainda vários cruzamentos perigosos.


Diogo Jota

Watford 1

WOLVES 2

Foi a grande figura do jogo. Além de ter feito a assistência para Raúl Jiménez abrir o marcador, garantiu ele mesmo o triunfo respondendo na perfeição a um passe longo de Rúben Neves. Teve ainda um cabeceamento muito perigoso por cima e várias ações de qualidade. Uma grande primeira temporada na Premier League, onde soma nove golos e cinco assistências. No total da época são dez tentos e sete passes decisivos.


Ricardo

LEICESTER 3

Arsenal 0

Bela exibição a lateral direito contra o Arsenal. Muito seguro a defender, teve sempre projeção ofensiva, uma das suas melhores armas. Já nas compensações fez a assistência para Vardy fechar as contas, naquele que foi o sétimo passe para golo na temporada.

ITÁLIA


João Mário

INTER 1

Juventus 1

Entrou a dez minutos do final e quase de imedita colocou à prova Szczesny com um remate de fora da área.


Cancelo

Inter 1

JUVENTUS 1

No regresso ao Giuseppe Meazza, agora com a camisola da Juve, o ex-Inter ouviu alguns assobios dos adeptos nerezzurri. Começou como extremo direito e terminou a lateral. Fez jogo competente e com alguns cruzamentos perigosos.


Cristiano Ronaldo

Inter 1

JUVENTUS 1

Impediu a derrota dos bianconeri com um excelente remate cruzado de pé esquerdo, à entrada da área, depois de uma tabelinha com Pjanic. Para o CR7 foi o 20.º golo da temporada na Serie A e o 600 na carreira ao serviço de clubes. Um registo verdadeiramente impressionante.


Bruno Alves

Chievo 1

PARMA 1

Sem culpas no golo sofrido pela equipa, voltou a revelar segurança e dominou o jogo aéreo na sua área. Viu um amarelo.


FRANÇA

José Fonte

LILLE 5

Nimes 0

Líder da defesa e capitão de equipa, o defesa voltou a comandar o Lille numa goleada e sem qualquer golo sofrido, o que acontece pela 13.ª vez esta época na Ligue 1.


Rafael Leão

LILLE 5

Nimes 0

Entrou aos 69' e aos 80 entrou na área pela esquerda e depois assistiu Pépé paraa o 4-0. Foi o segundo passe para golo no campeonato, onde soma também oito golos.


Rui Fonte

LILLE 5

Nimes 0

Chamado ao jogo aos 76', fechou a goleada com um remate de primeira à entrada da área, estreando-se assim a marcar pelos dogues.


Anthony Lopes

Bordéus 2

LYON 3

Num jogo em que não realizou qualquer defesa, foi batido por duas vezes sem muito que pudesse fazer.


Edgar Ié

Marselha 1

NANTES 2

Jogou a lateral direito e ajudou a sua equipa a alcançar uma grande vitória no terreno do Marselha que garantiu a permanência dos canários.


ESPANHA

Nélson Semedo

BARCELONA 1

Levante 0

No jogo que garantiu o título ao Barça, o lateral direito foi titular e esteve sobretudo em destaque na primeira parte, procurando empurrar a equipa para a frente. Viu um amarelo, mas no final fez a festa.


Rúben Vezo

Barcelona 1

LEVANTE 0

Até Messi surgir em campo, após o intervalo, Rúben Vezo lidou bem com os avançados do Barça, como os colegas, de resto. O defesa e o Levante mostraram solidez defensiva, mas a Pulga encontrou forma de garantir o triunfo.


Bebé

RAYO VALLECANO 1

Real Madrid 0

Titular, o atacante português procurou manter em sentido os defesas merengues e viu Courtois negar-lhe um golo aos 56' com uma boa defesa. Saiu aos 78' com o resultado final já no marcador.


Gonçalo Guedes

VALÊNCIA 0

Eibar 1

Foi um dos mais inconformados no Valência e procurou criar desequilíbrios, mas, ao contrário de jogos recentes, nem os remates nem os cruzamentos tiveram o melhor seguinto. Saiu minutos antes do final quando ainda estava 0-0-


Paulo Oliveira

Valência 0

EIBAR

Exibição concentrada e ao nível dos restantes defesas do Eibar que foram capazes de segurar o ataque do Valência, num jogo em que alcançou uma vitória importantíssima.


Carriço

Girona 1

SEVILHA 0

Sem culpas no golo sofrido pelo Sevilha, o defesa seria sacrificado um pouco depois, aos 78', na fase que o Sevilha arriscou mais em busca do empate.


ALEMANHA

Raphael Guerreiro

DORTMUND 2

Saiu aos 78' quando a sua equipa já perdia por 3-1 e tal como a restante equipa esteve uns furos abaixo do que pode e sabe fazer.


POLÓNIA


Iuri Medeiros

Lechia 1

LÉGIA 3

Com um remate de fora da área aos 90'+4' sentenciou o triunfo que permitiu à equipa isolar-se na liderança da liga. Soma três golos, e uma assistência, em 12 jogos.


EUA

Nani

New York City 1

ORLANDO CITY 1

Através de um remate no interior da área fez, aos 18', o golo que adiantou o Orlando City, sexto classificado da Conferência Este da MLS. Está a atravessar a melhor fase da época nos Estados Unidos: soma cinco golos nos últimos quatro jogos.


ROMÉNIA

Camora

CLUJ 3

Viirorul 1

Num remate de fora da área, aos 57', fez o empate para a sua equipa, dando início à reviravolta que mantém o Cluj com cinco pontos de vantagem na liderança a três jornadas do fim do campeonato.


Yazalde

Concordia 0

GAZ METAN 2

Aos 63', a passe de Olaru, abriu o caminho ao triunfo da sua equipa, sétima classificada. Foi o terceiro golo do internacional sub-23 luso, e antigo avançado do Rio Ave, no campeonato romeno, em 17 jogos.


BULGÁRIA


Pedro Eugénio

Levski Sófia 1

BEROE 2

Aos 60', e com o 1-1 a imperar, fez um corte providencial dentro da área quando Mariano se preparava para fuzilar a baliza do Beroe. Garantiu os três pontos, com um remate rasteiro de fora da área e elevou para três os golos marcados, todos nos últimos quatro jogos.


TURQUIA

Beto

Basaksehir 0

GOZTEPE 2

O guarda-redes português esteve em tarde inspirada e ajudou à conquista de três pontos preciosos com cinco defesas frente ao líder do campeonato. O Goztepe saiu dos lugares de descida, é 15.º, por troca com o Bursaspor e Arzurum.


Silvestre Varela

KAYSERISPOR 1

Alanyaspor 1

Ao 28.º jogo no campeonato turco estreou-se a marcar, com um remate de pé esquerdo aos 9'. No total, esta época, em 32 jogos, soma dois golos e cinco assistências pelo 11.º calsssificado da liga.


Marco Paixão

Altinordu 2

ALTAY 1

De grande penalidade fez o golo de honra da sua equipa, afastada da luta pela subida à I Divisão. O antigo avançado do FC Porto chegou aos 25 golos na II Liga turca, onde é o líder destacado dos artilheiros: o segundo soma 14.

António Pires/Pedro Ribeiro