Basquetebol

Neemias Queta e Diogo Brito dizem adeus à "March Madness"

Neemias Queta Reprodução Twitter USU Men's Hoops

Dupla lusa de Utah State saiu derrotada frente a Washington

Neemias Queta e Diogo Brito, ao serviço da Universidade de Utah State, foram esta madrugada eliminados na primeira ronda da fase final do torneio universitário norte-americano, perdendo com Washington, por 78-61, numa partida disputada no Ohio.

De regresso à "March Madness" após oito anos de ausência, os Aggies estiveram quase sempre atrás do marcador, muito por culpa dos turnovers cometidos e com a aparição tardia de Sam Merrill, melhor marcador da equipa ao longo da temporada. Ao intervalo, os Huskies tinham 12 pontos de vantagem (40-28).

Na segunda parte, Utah State recuperou e chegou a estar a um ponto de distância (54-53), a menos de 10 minutos do fim, mas Washington respondeu com dois triplos consecutivos.

Queta contribuiu com 11 pontos e cinco ressaltos, enquanto Brito marcou quatro pontos e fez três assistências.

Esta não deixa de ser uma época positiva para a dupla lusa, nomeadamente para Neemias Queta, sucessivamente destacado nos meios norte-americanos como promessa que pode atingir a NBA.

Foi também um ano histórico para as cores nacionais por se ter tratado da primeira vez que três basquetebolistas lusos atingiram a chamada "Loucura de março". Esta sexta-feira, Francisco Amiel (Colgate) também foi afastado na ronda inaugural, após a derrota frente aos Tennessee Volunteers (77-70).

Catarina Domingos