FC Porto

Casillas, Buffon e outros guardiões da eterna juventude

Casillas, guarda-redes do FC Porto, renovou até aos 40 anos de idade EPA

Italiano é o único guarda-redes mais velho do que o portista a jogar atualmente numa equipa de topo. Recorde de Quim (ex-Benfica e Aves) ainda a salvo.

O antigo guarda-redes do Aves bateu um recorde que parece impossível para Casillas. Ainda assim, o portista pode ser o quinto guarda-redes com mais de 40 anos a jogar na liga portuguesa. Se Casillas ficar no FC Porto mais duas épocas, chega aos 40 anos ao serviço de uma equipa de topo, o que não é propriamente normal. Aliás, na época que corre, só mesmo Buffon (41 anos) é exemplo.

Há vários quarentões ao serviço por essa Europa fora, mas ou não são titulares, ou jogam fora das equipas que disputam competições europeias. Casillas é, aliás, o mais velho ainda nas provas da UEFA, o que só o deve orgulhar.

Por outro lado, na história do futebol português, só quatro guarda-redes jogaram na I Liga com 40 ou mais anos de idade. Mais recentemente, foi Quim, que pelo Aves ganhou uma Taça de Portugal quase com 43 anos e se despediu da I Liga poucos meses antes.

Anteriormente, Goran Zivanovic (Nacional) tinha estado inscrito pelos madeirenses até aos 42 anos (2002/03), embora tenha realizado o seu último jogo oficial na Liga com 38 anos.

Silvino, antigo guarda-redes do Benfica e do FC Porto, terminou no Salgueiros, e ainda disputou o seu último jogo com pouco mais de 39 anos, contra o Estrela da Amadora, embora tenha estado inscrito no Salgueiros até aos 40.

Na década de 90 do século passado, Manuel Bento fez parte do plantel do Benfica até aos 43 anos, registando-se o seu último jogo na I Liga em maio de 1990, contra o Belenenses, a menos de dois meses de completar 42 anos. Melo e Damas, ambos com 41 anos, ainda defenderam a baliza do Estrela da Amadora e do Sporting, respetivamente. Mas não há mais exemplos...

André Morais | António M. Soares | Ângelo Machado (infografia)