FC Porto

A mensagem que adivinhou o golo de Danilo antes do jogo

O seu amigo Herlander Tomé, jogador do Sintrense, pressentiu o golo ao Feirense, que iguala uma aposta que já virou tradição. O Comendador agradeceu.

"Sinto que hoje vais fazer golo!" A mensagem foi enviada por Herlander Tomé, jogador do Sintrense e amigo de infância de Danilo Pereira, cerca de meia hora antes do início do Feirense-FC Porto. "Tive o pressentimento que ele ia marcar. Mandei a mensagem sabendo que naquela altura ele já não iria responder, porque, antes dos jogos, o Sérgio Conceição proíbe o uso dos telemóveis para os jogadores se concentrarem", contou Herlander a O JOGO.

Esta época, Danilo já tinha visto três golos anulados, mas desta vez, contra o Feirense, foi mesmo para contar. Há 15 meses que a bola não entrava... "Nunca comentou nada sobre os golos anulados anteriormente. Mas não andava obcecado, queria marcar, claro, e já tinha tentado várias vezes, só que a bola saía ao lado, ou por cima... Mas o Danilo não desanimou, até porque é uma pessoa muito positiva, vê sempre um lado para continuar a lutar", explicou o avançado do Sintrense que também soma um golo esta temporada.

Aliás, os dois têm apostado um jantar nas últimas épocas: "Quem chegar ao final da temporada com mais golos, paga". Com a estreia de Danilo a marcar esta época, para já dá empate. "Se ficar assim é para dividir", ri Herlander, que até anteontem tinha o jantar por sua conta.

Puxando a fita atrás, nas últimas temporadas é mesmo Danilo que vem pagando as contas dos jantares. O extremo só pagou em 2016/17, quando marcou oito golo pelo Sacavenense. "O Danilo estaria em desvantagem, porque eu jogo na frente, como extremo, mas vai marcando os seus golos", reconheceu, lembrando que o portista até tem faturas mais pesadas. Afinal, nesta aposta, quem marca mais é quem paga.

Três horas depois da vitória em Santa Maria da Feira, Danilo publicou um vídeo, em resposta ao pressentimento de Herlander, e acrescentou uma frase: "Sentiste bem meu puto!!!" Herlander comentou: "Era um golo que ele já procurava há algum tempo e naturalmente que ficou contente, ainda por cima um disparo de cabeça, que quase lesionava o guarda-redes (risos)".

A motivação de Danilo promete dobrar na reta final da temporada. "É bom para ele, porque teve pequenas lesões que o impediram de jogar tanto quanto desejava e depois ainda teve a concorrência forte de Herrera e Óliver. Acho que todos eles são fortes e acabam por se completar. Agora restam nove jornadas e sei que ele continua a acreditar no título", partilhou.

As férias prometem tempo de sobra para falarem da temporada, porque ambos aproveitam para estar uns dias juntos, como fazem desde a infância. O extremo do Sintrense conheceu Danilo na escola, quando chegou a Portugal, e nunca mais se largaram. "Conversamos mais do que uma vez ao dia. Na semana passada ele ligou a recordar as nossas viagens de autocarro, quando jogávamos no Estoril e tínhamos de viajar. Ia tudo em pé na conversa. Ele ia na estrada depois de um treino, passou um autocarro de jovens, lembrou-se daqueles tempos e telefonou-me...", acrescentou.

O futebol e a partilha do mesmo balneário consolidaram uma amizade, que faz Danilo regressar às origens regularmente. "Jogámos juntos no Arsenal 72. Mais tarde voltamos a cruzar-nos no Estoril, de onde ele saiu para o Benfica e eu para o Lourel, mas nunca mais perdemos o contacto", frisou. O que não muda em Danilo é a atitude que Herlander sempre lhe reconheceu: "É um jogador de equipa, que quer sempre muito ganhar, mesmo que não jogue. O FC Porto está sempre à frente de tudo e continua na luta pelo título, apesar de o Benfica ter passado para a liderança. Resta esperar que eles escorreguem..."

Seguro em 2019/20 e renovar só depois
Vítima de algumas lesões nos últimos tempos, Danilo viu a sua carreira prejudicada especialmente no que respeita à regularidade. Com contrato com o FC Porto até 2022, o médio-defensivo é um dos valores mais seguros pelo clube para a próxima temporada e só mesmo uma proposta financeira muito próxima da cláusula de rescisão (60 milhões de euros) o poderia levar dos dragões.

Pinto da Costa anunciou recentemente que a SAD está a conversar com alguns jogadores no sentido de renovar os seus contratos, mas este não é, para já, o caso de Danilo, que não tem qualquer proposta em mãos, embora admita discutir se essa for, realmente, a vontade do FC Porto. Mas, pela longevidade do seu contrato e pela alegria que mostra sempre que joga, o caso não é sequer urgente.


Na fotografia acima, Herlander Tomé e Danilo estão com outro amigo. O extremo do Sintrense está com o médio do FC Porto em diversas ocasiões e não esconde o apoio aos dragões. Nas redes sociais aparece, inclusivamente, a festejar o título nacional de 2017/18 em pleno relvado do Dragão.

António M. Soares