FC Porto

Marega está à porta de um clube de elite

. Fábio Poço/Global Imagens

Avançado marcou nos três jogos que fez contra os vila-condenses na última temporada

O que é que Marega tem em comum com Jardel, Falcao, McCarthy, Jackson, Hulk e Guarín? Até hoje, só o facto de ter representado o FC Porto. A partir de domingo, porém, poderá partilhar com eles o facto de ter sido um dos poucos jogadores dos azuis e brancos que, desde o início do milénio, marcaram em cinco jogos seguidos [ver infografia]. Tudo o que o internacional maliano precisa de fazer para se juntar a este clube de elite é faturar amanhã, frente ao Rio Ave, depois de já o ter feito com Portimonense, Galatasaray, Santa Clara e Moreirense, respetivamente. Se o conseguir, depois ficará pela frente apenas com três goleadores que deixaram saudades na Invicta: Falcao (nove jogos), Jardel (oito jogos) e McCarthy (seis jogos).

O momento de forma de Marega e o nome do adversário parecem propícios à concretização do objetivo. O avançado está a atravessar a melhor fase da temporada, com seis golos marcados nos tais quatro encontros consecutivos, e não há outro clube em Portugal ao qual tenha marcado mais vezes do que o Rio Ave. Foram oito disparos certeiros em apenas sete jogos, numa história que começou no Marítimo (2014/15), continuou no V. Guimarães (2016/17) e se prolonga até aos dias de hoje. Na última época, por exemplo, marcou sempre que encontrou os vila-condenses pela frente: uma vez em setembro, para o campeonato, outra em dezembro, para a Taça da Liga, e mais duas vezes em fevereiro, novamente para a I Liga.

Marcar em cinco jogos consecutivos nem é algo inédito na carreira de Marega. O melhor marcador portista da atualidade (13 golos) já o logrou por duas ocasiões. A primeira foi pelo Marítimo, logo na meia época inicial, frente a Estoril, Arouca, Braga, Benfica e... Rio Ave (bisou). A outra foi ao serviço do V. Guimarães, tendo como vítimas Marítimo, Paços de Ferreira (dois golos), Belenenses, Moreirense e Sporting (bisou). Agora, só falta no Dragão. E tão cedo não terá melhor oportunidade para o conseguir.

Bruno Filipe Monteiro