Sérgio Conceição desvaloriza os recordes, mas tem já muitos para contar. O de 15 vitórias seguidas pode ser igualado já amanhã, com o Rio Ave.
Corpo do artigo
O nome de Sérgio Conceição já entrou no Guinness Book do futebol português. O treinador do FC Porto tem colecionado recordes atrás de recordes e persegue mais alguns. Um deles está a uma vitória de ser igualado e a duas de ser completamente ultrapassado. Se derrotar amanhã o Rio Ave, em jogo do campeonato, os dragões chegam às 15 vitórias consecutivas em todas as competições, tantas quantas as de Artur Jorge em 1984/85. É este o recorde dos 36 anos de Pinto da Costa. Se, no dia 30, o FC Porto vencer o Belenenses, a contar para a Taça da Liga, então dá-se a descolagem. E se o jogo de amanhã é no Dragão, o último encontro do ano está marcado para o Jamor, onde a equipa de Sérgio Conceição já venceu esta época, por 3-2, a contar para o campeonato. Um adversário que os campeões nacionais voltaram a derrotar recentemente, por 2-0, na Taça da Portugal, em jogo realizado no Dragão.
Sérgio Conceição tem desvalorizado os recordes, porque no final da época quer é festejar a conquista dos títulos no coração da cidade. "Eu nunca vi, que eu me lembre, ninguém a festejar nos Aliados por um recorde de vitórias, vejo é a festejar por títulos. Mas não é o caso. Eu ligo pouco a isso. Já viram o que era festejar nos Aliados a 14.ª ou a 15.ª vitória? Não se festeja", garantiu, antes da deslocação do FC Porto aos Açores para defrontar o Santa Clara. Os dragões ganharam, repetiram a dose no jogo seguinte, com o Moreirense, desta feita a contar para a Taça de Portugal, e continuam cem por cento vitoriosos, numa série iniciada a 19 de outubro, em Vila Real.
Nesta longa série estão ainda incluídas as cinco vitórias consecutivas alcançadas na fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois do empate (0-0) em Gelsenkirchen, os portistas embalaram e conquistaram 16 pontos em 18 possíveis, igualando o melhor registo do FC Porto, conseguido em 1996/97, então sob o comando de António Oliveira. Um registo que permitiu ainda à equipa treinada por Sérgio Conceição terminar a primeira fase como a que mais pontos fez de todas as que participaram na atual edição da Liga dos Campeões.
A entrada de Conceição no livro dos recordes começou logo na primeira época como treinador do FC Porto. À média de golos marcados (2,52) e às cinco vitórias a abrir o campeonato sem golos sofridos, a equipa portista acrescentou um recorde do futebol português ao terminar o campeonato de 2017/18 com 88 pontos, igualando o feito alcançado pelo Benfica de 2015/16. Curiosamente, já nessa altura, Sérgio Conceição desvalorizou o recorde. "Obviamente que o foco principal era preparar este jogo da melhor forma. Representamos o FC Porto, algo que por si só merece o maior respeito do mundo. Eu não iria apelar ao recorde de pontos quando nunca fez parte do meu discurso ", garantiu, por ocasião do jogo com o V. Guimarães, na época passada, quando levou o FC Porto aos 88 pontos no campeonato.
Pontos a jogar e a treinar
Os 16 pontos em 18 possíveis alcançados esta época pelo FC Porto na primeira fase da Liga dos Campeões permitiram ao FC Porto igualar o recorde alcançado em 1996/97. Um registo que tem um denominador comum chamado Sérgio Conceição. Isto porque, antes de treinar os dragões, o ex-jogador fazia parte do plantel que há 21 anos conseguiu tal feito e era um dos titulares indiscutíveis.