Internacional

UEFA paga mais de 150 mil euros aos clubes que não foram à Europa

. REUTERS

Considerando que os clubes que emparceiram com aqueles que disputam a Champions ou a fase de grupos da Liga Europa são de alguma forma lesados, a UEFA tem um mecanismo solidário de pagamentos.

O mecanismo de solidariedade da UEFA vai pagar a cada clube português do futebol profissional que não participou nas provas da UEFA - clubes "top-division" - 151 931,89 euros, quantia apurada segundo o acordo previamente feito para o triénio 2015/18. Isto porque o organismo europeu aceita que a participação de clubes de uma liga nas competições da UEFA - Champions ou fase de grupos da Liga Europa - acaba por afetar, direta ou indiretamente, as restantes.

O valor total que a UEFA vai distribuir é de 125,445 milhões de euros:

- 80% deste valor (100,356 milhões de euros) é destinado ao conjunto de ligas ou associações nacionais que tenham pelo menos um clube na fase de grupos da Liga dos Campeões;

- os restantes 20% (25,089 milhões de euros) são destinados às Ligas ou associações nacionais que não tenham nenhum clube na fase de grupos da Champions.

A distribuição destas verbas às ligas ou associações nacionais deixou de ser subordinada ao respetivo ranking. Agora, 60% do valor é pago de forma equitativa. Os outros 40% têm a ver com o valor das transmissões televisivas de cada país participante na Liga dos Campeões.

Assim, os 28 clubes portugueses que em 2017/18 não participaram na Champions nem na fase de grupos da Liga Europa vão receber 4,254 milhões, o que dá 151 931,89 € a cada.

Para receber a parte a que tem direito, cada clube tem de provar ter um programa de desenvolvimento jovem, de acordo com o manual de licenciamento dos clubes acreditado pela UEFA.

Os pagamentos são feitos pela UEFA através das associações nacionais (no caso FPF) e por estas transferidos para as respetivas ligas.

Redação