Observatório do Futebol fez lista dos médios que mais conseguem manter a posse face à pressão dos rivais. Português é o oitavo a nível mundial
Corpo do artigo
Vitinha, internacional português que joga no PSG, é o oitavo jogador a nível mundial que melhor protege a bola em situações de pressão da equipa adversária. A conclusão resulta de um estudo elaborado pelo CIES, Observatório do Futebol, sobre a forma como os médios reagem quando os adversários tentam tirar-lhes a bola. O jogador português consegue ter êxito, isto é, ficar com a bola, em 91,5 por cento das vezes em que se vê rodeado por adversários, saindo a jogar, um número elevadíssimo e muito perto do topo. O campeão é Joshua Kimmich, médio do Bayern, que atinge os 95,8 por cento de sucesso.
Joshua Kimmich, do Bayern, é o campeão a manter a posse de bola em situações de pressão, conseguindo 95,8 por cento de êxito. Médio do PSG anda lá perto, com 91,5 por cento.
A cumprir a terceira temporada no Parque dos Príncipes, Vitinha, 24 anos, tem merecido os mais rasgados elogios de Luis Enrique, tendo-o considerado o melhor jogador da equipa na última época. “A sua qualidade futebolística com a bola, a agressividade e a capacidade para defender... Foi excecional”, apontou o treinador espanhol, que tem no plantel outro médio que ainda consegue melhor pontuação: Warren Zaire-Emery, com 91,9 por cento.
Roubar a bola a Vitinha é uma missão ao alcance de poucos jogadores. Em 91,5 por cento dos lances, o médio português do PSG sai a ganhar.
A lista composta por 20 médios especialistas em proteger a bola não inclui mais jogadores portugueses, mas há um com ligações à I Liga que também brilha neste aspeto do jogo. Trata-se do brasileiro Lincoln, que representou o Santa Clara durante três épocas (entre 2019 e 2022) e que agora está no Red Bull Bragantino, do Brasil, emprestado pelo Fenerbahçe. O esquerdino consegue uma taxa de sucesso de 89,9 por cento.
A seguir ao mestre Kimmich, e antes de Vitinha, surgem Ricci, do Torino (92,5%), Rafael Carioca, do Tigres (92,2%), Tchouaméni, do Real Madrid, e Dorgeles, do Nordsjaelland (ambos com 92%), Zaire-Emery, do PSG (91,9%), e Valentino Müller, do Tirol (91,8%).