Uma Madeira feita de praias

As praias da Madeira não são de areia fina: muitas são de areia de origem vulcânica, outras só de rochas ou pedras roladas.

E, apesar de isso à primeira vista não parecer muito confortável, não deixam de fazer as delícias de quem as visita. A sua areia escura e as imponentes serras que as envolvem são afinal o que as distingue e as tornam pequenas maravilhas.

Começando pelo Funchal, no Cabo Girão encontramos uma das praias mais belas e reservadas: a Praia da Fajã, onde só conseguimos aceder de barco ou teleférico. A experiência do acesso a esta praia é, desde logo, algo que a torna original e imperdível. Por ser pouco acessível, oferece a quem a visita momentos inesquecíveis de relaxe e descontração.

Uma das praias mais fotografadas e cujas imagens se multiplicam no instagram em hastags como #paraiso, #inesquecivel, #tranquilidade, é a Praia da Laje, na zona do Seixal. Com uma verdejante paisagem envolvente, ladeada por belíssimos rochedos, é fácil lá chegar mas aconselha-se muita prudência no mar, pois não tem vigilância.

A praia mais popular entre surfistas e amantes de desportos náuticos é a Praia da Alagoa, no Porto da Cruz. As suas ondas fazem as delícias de quem gosta de surf, mas a sua paisagem também reúne consenso: é das mais belas da Madeira.

Se quer saber qual é a praia de água transparente que se segue na nossa lista, nada mais fácil do que ler este artigo e, já agora, todos os outros excelentes artigos sobre destinos emocionantes que lhe propomos.