Aposta na Liga Portuguesa por agentes e investidores não é por acaso

Aposta na Liga Portuguesa por agentes e investidores não é por acaso

DE SALTO NA BOLA - Um artigo de opinião de Sónia Carneiro.

A cada silly season, sócios e adeptos de quase todos os clubes insurgem-se contra Direções e agentes de jogadores pelas vendas daqueles que mais se foram destacando ao longo da época.

Os melhores jogadores vão naturalmente para clubes com maior capacidade económica, da liga 3 para a Segunda Liga, desta para a Primeira, da Primeira para o mundo. E lá surge a imensidão de dúvidas, quase assustadoras, da qualidade de cada uma das equipas para a época seguinte.

Já não restam dúvidas de que a Liga Portuguesa é a maior montra para os jogadores jovens, e até para os menos jovens, que muitas vezes andam perdidos por outras Ligas, e é de cá que saltam para os colossos europeus, ou pelo menos para aqueles clubes que têm dinheiro para os pagar aos clubes portugueses, mas essencialmente, que estão dispostos a pagar salários que vão permitir a cada um destes jogadores a possibilidade de celebrar contratos que vão definitivamente alterar as suas vidas.

O medo natural dos adeptos da perda de qualidade das suas equipas e, por que não dizer, a perda de qualidade da própria competição, é cada vez mais um mito, pois os extraordinários jogadores que se vão embora, têm sido, quase sempre, substituídos por outros que, à primeira vista pareciam segundas escolhas, e que se revelam, tão ou mais talentosos do que os que partiram.

A aposta na Liga Portuguesa por agentes e investidores não é por acaso, é mesmo porque qualquer negócio (e deixem-se lá de sentimentalismos, o futebol profissional é isso mesmo: um negócio), precisa de uma boa promoção e de uma montra de excelência.

E sem prejuízo da capacidade económica bem diferente dos nossos clubes para aqueles que vêm cá comprar, a verdade é que as competições portuguesas têm revelado alguns dos melhores jogadores ao mundo.

Muitos vão partir, muitos outros vão despoletar e daqui a um ano, quando estes novos jogadores tiverem o destino dos que agora se vão, as críticas e lamentos pela sua perda serão os mesmos.
Nada de novo na silly season.