O VAR do descontentamento

Desfecho do dérbi minhoto de hoje pode lançar o Braga para o segundo lugar. Santa Clara caiu nos lugares de descida.

A jornada que só hoje termina teve um sábado e um domingo polémicos nas decisões da arbitragem, com destaque para Vizela, onde o Benfica ganhou, e para o Dragão, onde o FC Porto perdeu com o Gil Vicente.

Com ou sem VAR - Pinto da Costa disse ontem que mais vale não o ter perante a diferente ação deste em jogos distintos - a polémica é semanal. A arbitragem, as ações tomadas pelos árbitros, mantém-se com estatuto de ciência oculta, por isso seria de grande utilidade para o comum dos mortais que os responsáveis pelas decisões no relvado explicassem o porquê de terem decidido assim e não de outra forma, aquela que alimenta os programas de segunda, terça, quarta e quinta-feira, até que a bola comece a rolar na jornada seguinte.

Incólume na passagem por Vizela, num jogo recheado de peripécias, erros e outros eventuais disparates da arbitragem, o Benfica venceu e cavou o fosso para o rival que ontem acabou com nove em campo e sofreu o golo da derrota frente ao Gil Vicente num penálti que alimentará a fogueira da desconfiança. Hoje continua a saga, com Sporting, Estoril, V. Guimarães e Braga em ação no fecho da jornada, uns dias depois de um VAR da Premier League ter pedido a demissão por um erro no Arsenal-Brentford...