Premium "Centralização dos direitos televisivos é um caminho para tornar a liga mais equitativa"

"Centralização dos direitos televisivos é um caminho para tornar a liga mais equitativa"
Miguel Pedro

Tópicos

DOSSIÊ - A propósito do trabalho sobre as desigualdades do futebol português, o cronista Miguel Pedro deu nota da sua opinião na edição especial do 34.º aniversário de O JOGO.

Nos últimos anos, o Braga tem travado sistematicamente uma luta desigual, lutando por uma presença nos lugares cimeiros do futebol português, tendo menores recursos financeiros, menor influência mediática e menor peso institucional do que os três habituais e crónicos ditos "grandes" do futebol português. Temos sentido melhor do que ninguém o que é tentar lutar de igual para igual com Porto, Benfica e Sporting, mas com armas tão desiguais. Nós de fisga, eles com mísseis nucleares.

É certo que, nestes últimos anos, algumas vezes as fisgas têm acertado onde os mísseis têm falhado e temos vencido algumas batalhas desiguais. Vêm à cabeça uma espécie de adaptação da frase de George Orwell, no célebre e simbólico livro sobre a igualdade, "Animal"s Farm": "no campeonato português todas as equipas são iguais, mas algumas são mais iguais do que outras".