Exclusivo Aposta do Braga na formação foi um sucesso

Aposta do Braga na formação foi um sucesso

PASSE DE LETRA - Um artigo de opinião de Miguel Pedro.

1 Ainda se podiam ouvir alguns ecos da vitória bracarense sobre o candidato FC Porto em (poucos) jornais na passada quinta-feira. Mas tais ecos resumiam-se a opiniões de (alegados) especialistas sobre qual dos lances da partida deveria ou não ter sido merecedor de grande penalidade a favor do FC Porto.

É isto: a nossa imprensa (alguma, refira-se, nem toda, felizmente) gosta de chafurdar nas retóricas de sempre e, por isso, um penalti não marcado (bem ou mal, não interessa) contra um Porto, um Sporting ou um Benfica tem uma dignidade epistemológica muito superior a um penalti não marcado contra um Braga, um Vitória ou um Paços de Ferreira, pois dá origem a inúmeras discussões "científicas", as respetivas imagens são replicadas até à exaustão e analisadas ao nanómetro. E o jogo, depois, resume-se a isso. É triste...

2 O jogo vitorioso do SC Braga contra o Porto marcou, para os bracarenses, o início do fim da presente época. E já se podem fazer alguns balanços. O primeiro que faço pode surpreender: a presente época foi melhor do que a anterior, apesar de não termos conquistado nenhum título (no ano passado conquistamos a Taça de Portugal). Passo a explicar: não digo que ficará na história como ficou a anterior, pois a história gosta de contar narrativas de grandes feitos (títulos). O que quero referir é que em aspetos que reputo essenciais, e que se prendem com a estratégia de consolidação e afirmação nacional e internacional do clube, esta época foi melhor do que a passada época. Desde logo, na confirmação de que a aposta na Academia como uma estratégia de sucesso desportivo foi a aposta certa. Esta época demonstrou que os jogadores da formação (das equipas B e sub-23) demonstram estaleca suficiente para, se bem orientados (como foi o caso, com critério e paciência), serem competitivos na primeira liga portuguesa e na Europa.