Premium "Nenhum treinador inventa um 4x4x2 em três dias"

"Nenhum treinador inventa um 4x4x2 em três dias"

PLANETA DO FUTEBOL - A "revolução tática" do Benfica contra o Rio Ave foi, essencialmente, a mudança duma peça na ligação e movimentação, no centro, entre meio-campo e ataque.

1 - Não se trata duma questão tática profunda porque nenhum treinador inventa um 4x4x2 em três dias. Isto é, se uma equipa está habituada a jogar em 4x3x3 é impossível passar para em 4x4x2 de forma estruturada e com princípios de jogo (movimentações interligadas dos jogadores) dum dia para o outro. Até os exercícios de treino são totalmente distintos. Por isso, a "revolução tática" do Benfica contra o Rio Ave foi, essencialmente, a mudança duma peça na ligação e movimentação, no centro, entre meio-campo e ataque. Em vez do terceiro médio, meter um segundo avançado, João Felix (saindo Gedson).

Como João Félix já conhecia este lugar (da formação, porque com Rui Vitória jogava desde a faixa) foi fácil para ele jogar/mover-se nesse espaço entrelinhas. E assim surgiram os oásis e as miragens do 4x4x2 que, no fundo, foram os movimentos de "verdade e mentira" de João Félix.