José Manuel RibeiroExclusivoRessentimento contra o alvo erradoO balneário do FC Porto embrulhou uma mão cheia de agressores benfiquistas e sportinguistas e chamou-lhes Benfica. É exatamente a mesma falácia de que o gangue perseguidor faz vida.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroRetrato real da LigaFazer balanços do campeonato pelos olhos de apenas três clubes (e dos vendedores de indignações) é sempre sabotar a realidade.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroO melhor Sporting em sessenta anosJOGO FINAL - Uma opinião de José Manuel Ribeiro
ExclusivoJosé Manuel RibeiroO combate ao combate à violênciaInsultos aos jogadores que os clubes se recusam a dissuadir, relacionamentos entre Direções que só podem acabar mal e uma Imprensa que persiste em arrancar o pior dos cidadãos. Quem combate o quê?
ExclusivoJosé Manuel RibeiroZaidu: a casta inferior de futebolistasZaidu ofende a sensibilidade estética da aristocracia futebolística. É a plebe dos dois pés esquerdos (direitos, no caso dele) a meter o nariz em assuntos da nobreza. Como se tolera semelhante heresia?
ExclusivoJosé Manuel RibeiroOs campeonatos é que pedem a SuperligaTEORIAS DO CAOS - Uma opinião de José Manuel Ribeiro
ExclusivoJosé Manuel RibeiroA Luz apagada que não pára de acenderO mito das "remontadas" do Real Madrid eterniza-se sempre que se contam as façanhas do "espiritu de Juanito". E o mito do FC Porto irredutível na Luz tem a mesma sorte, graças à visão sábia de Vieira
ExclusivoJosé Manuel RibeiroSe não querem a paz, é melhor assumirOu a paz ou o conflito. Pedir foguetes quando Rui Costa recusa a tribuna a Pinto da Costa é exatamente o mesmo que pedir mísseis. Já vai sendo tempo de perceber que são os adeptos quem decide.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroComo o FC Porto protegeu Hugo MiguelO melhor que aconteceu ao árbitro no Braga-FC Porto foram as reações portistas no relvado. Até isso ajuda na superproteção que rouba aos árbitros a autoconsciência
ExclusivoJosé Manuel RibeiroCalma: um alemão não faz o IV ReichMenos de 24 horas depois de oficializado Schmidt, já havia gente a escrever que os portugueses são os melhores do mundo.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroPaulo Sérgio sacrificado pela estupidez alheiaInquérito do Conselho de Disciplina põe as caixas de comentários da internet e o pior das televisões à frente da dignidade de um treinador
ExclusivoJosé Manuel RibeiroO poeta do FC Porto não é um fingidorA verdade destes quase cinco anos de Sérgio Conceição nos clássicos foi sempre a de ontem: o "racional" treinador do FC Porto incapaz de recuar; os adversários "positivos" incapazes de não o fazer.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroO perigo da Youth League para o BenficaRui Costa deve olhar para o exemplo do FC Porto com a sua geração vencedora. Sérgio Conceição não "apostou" em formação nenhuma. Avançou quando teve certezas.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroQuarenta anos de muitos "disto" TEORIAS DO CAOS - Opinião de José Manuel Ribeiro
José Manuel RibeiroConceição, Amorim e o escaravelhoHá um tipo de adepto licenciado, engravatado, de boas maneiras à mesa e coluna num jornal, que interessa tanto ao futebol como o mais reles dos hooligans.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroFísico e intensidade, essas aberraçõesA contratação do treinador Roger Schmidt é apenas o Benfica a juntar-se a um clube que o tem atormentado, pelo menos, desde 2017.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroVitinha já precisa de um pseudónimoJOGO FINAL - Uma opinião de José Manuel Ribeiro
José Manuel RibeiroFantasmas dos Mundiais passadosO sorteio do campeonato do Mundo dá a Portugal a oportunidade de retificar as edições de 2002 e 2018. O Brasil à espreita eleva o grau de dificuldade para o máximo
ExclusivoJosé Manuel RibeiroVão sendo horas de tomar um SchmidtA Seleção com a Alemanha, o FC Porto com o Liverpool, o Benfica com o Bayern: quantas goleadas, eliminações e Champions serão precisas para se reparar nos alemães?
ExclusivoJosé Manuel RibeiroA Seleção numa gingada de pedraPortugal não tem uma escola de futebol em comum: tem jogadores baixinhos. Mas também uma abundância cada vez maior de descendentes africanos que são bons e obrigam a conciliar ideias.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroUm Mundial que vale a pena quererÀ margem da ansiedade do Portugal-Macedónia de amanhã, o facto é que o Catar"2022 tem tudo para não ser um festival de futebol que compense os transtornos a que obriga.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroO futebol que não sabe como chegou até aquiTEORIA DO CAOS - Um artigo de opinião de José Manuel Ribeiro, diretor do jornal O JOGO.
ExclusivoJosé Manuel RibeiroO legado dos animais competitivosQuem vai a julgamento hoje é a nova geração vinda das elites europeias em proporções nunca vistas. O Portugal-Turquia vai dizer-nos se são bons ou bons de mais
ExclusivoJosé Manuel RibeiroJesus e os requisitos de um selecionadorPara além de raramente aparecerem reputados mestres da tática a triunfar nas seleções, será que um homem do treino é a melhor escolha para equipas que treinam 15 dias de dois em dois anos?
ExclusivoJosé Manuel RibeiroRui Costa introduz a águia bicéfalaA mão (e o braço, o ombro, a omoplata, etc.) que Rui Costa estende a Domingos Soares Oliveira tem quase validade jurídica e um único motivo à vista: reabilitar o administrador com estrondo.