O Benfica apresenta-se mais pressionado
Corpo do artigo
A semana foi excelente para o futebol português: três jogos europeus, três vitórias, há muito que não tínhamos assim um conjunto de vitórias, e como são importantes para o ranking, para o nosso ego e para os adeptos, que anseiam por bons resultados. Todas as vitórias, curiosamente, foram suadas, embora expectáveis. O Benfica foi quem abriu a semana, começou a construir cedo o resultado e deu a ideia de ir resolver a questão sem dificuldade, mas a expulsão de Rúben Dias acabaria por complicar, e muito, o jogo da equipa de Rui Vitória na segunda parte. O Benfica venceu, com alguma dose de felicidade mas com justiça, porque a primeira parte foi de domínio absoluto. No Dragão, o FC Porto fez um jogo seguro, embora tenha passado por alguns momentos complicados no primeiro tempo, que permitiram ver um Casillas em grande forma e, com toda a classe que tem, resolver dois ou três problemas complicados. A vitória era tudo o que se pretendia e foi a vitória que o FC Porto conseguiu frente a um bom adversário. Mais estranha foi a exibição do Sporting na Ucrânia, com um adversário que lhe é claramente inferior. Uma primeira parte muito mal conseguida causou apreensão, ainda mais depois de os ucranianos marcarem o golo. O Vorskla é realmente um adversário muito inferior ao Sporting e o que a equipa portuguesa retira de bom é a demonstração da vontade de virar as coisas, porque só com muita vontade se consegue virar um resultado no período de compensação. Ainda bem que o Sporting conseguiu retificar.
Aconteceram estes jogos em vésperas do clássico Benfica-FC Porto, que se joga hoje à tarde. As equipas estão muito iguais em termos de desgaste, o Benfica tem mais um dia de descanso mas vem de uma viagem ao estrangeiro, o FC Porto jogou na quarta-feira e só teve de viajar ontem até Lisboa. Já quanto ao conforto de um e outro para hoje, as coisas mudam de figura. O Benfica, porque vem de um empate no campeonato e tem menos um ponto, está pressionado a jogar apenas para um resultado: a vitória; o FC Porto vem de uma vitória sobre o Tondela, está com um ponto a mais, pode jogar com dois resultados, ou seja, está confortável para tentar o empate ou a vitória. O Benfica tem ainda a pressão de jogar em casa e não está a ter um início de época muito seguro. Um e outro têm uma missão, a de não deixar fugir mais o Braga, nisso estão irmanados...
A lesão de Aboubakar quase obrigou o FC Porto a preparar o jogo da Luz no encontro com o Galatasaray. Nos jogos grandes e na Champions, Sérgio Conceição não abdica dos três médios, e não o fará agora na Luz, com certeza. Falta saber se colocará Soares de início ao meio e Marega na direita, ou se entregará a Marega essa função de ponta de lança, como fez com os turcos. Do lado do Benfica, não estou à espera de grandes alterações, a não ser aquela que é mais forçada na defesa, na zona central, com Lema, que se vai estrear na Liga. Tudo isto são uma espécie de palpites, mas o que espero mesmo, e acredito que vá acontecer, é um bom espetáculo, entre duas grandes equipas, com golos. É isso que espero.