Premium OPINIÃO: Outra Seleção, com renovação consumada

OPINIÃO: Outra Seleção, com renovação consumada

Um texto de opinião de Joel Neto.

OUTRA SELEÇÃO
Renovação consumada

Às vezes parece que Portugal é a única seleção a levar a sério da Liga das Nações. Em geral - isto é, do ponto de vista do pecúlio mediático, da qualidade dos jogos e do próprio compromisso das equipas -, o fracasso do projeto é tão evidente que a UEFA até já teve de anunciar um aumento extraordinário dos prémios, como se algum jogador pudesse dar por si mais motivado pela ideia de enriquecer a sua federação.

Mas, em particular, não é assim. Fernando Santos está a tirar desta competição não só o melhor, mas todo o partido que se pode tirar dela. A renovação da equipa continua em marcha, levando avante o que era preciso fazer depois do modesto Mundial, e até a indisponibilidade de Cristiano Ronaldo, tenha que papel tiver nela a mão do selecionador, vem ajudando.

É um trabalho exemplar, com sorte mas também ponderação. Em 12 anos de Taça da Liga, a prova com funções equivalentes para o futebol interno, ninguém a usou com tanta eficácia.

A LETRAS TODAS
Imbecilidade & cinismo

O caso Ronaldo continua a servir de pretexto para as mais descaradas cretinices, e esta atoarda de um certo "pasteleiro e concorrente da Casa dos Segredos" - "Todos nós já violámos alguém", escreveu no Instagram - é mais uma a somar às imbecilidades ditas por cronistas sociais, estrelinhas pimba e até tarólogos.

Não me peçam para ter cuidado com as palavras: é-me indiferente se esta gente sabe o que é - os seus seguidores não sabem. Mas, já agora, quando é que nós, jornalistas, vamos tornar a medir a legitimidade de amplificar, sem filtro, a boçalidade irresponsável?