Spasiba, Cristiano!

1 - Ficaram-me no ouvido as palavras do relatador da Cadena Cope, de Espanha, a fechar a emissão daquela estação de Rádio espanhola: "O animal voltou a provar que é o melhor goleador da história do futebol."

E quando o jornalista espanhol utilizou a palavra animal não o fez para insultar Cristiano Ronaldo. Muito pelo contrário, foi para enaltecer o trabalho e a categoria de um jogador absolutamente brutal.

Ronaldo marcou três golos à Espanha e igualou Puskas na lista dos melhores goleadores de sempre ao serviço das selecções. CR7 e Puskas partilham agora o segundo lugar com 84 golos.

Mas Portugal teve uma grande dose de felicidade por ter empatado este jogo de estreia no campeonato do mundo. A Espanha foi superior e merecia ter ganho o jogo. Só que o futebol está cheio de histórias destas. Este filme já rodou em muitas salas. E quem tem Cristiano Ronaldo arrisca-se a ganhar quase sempre, ou pelo menos a não perder.

Spasiba, Cristiano.

Apesar de ter visto uma Espanha superior a Portugal, é importante que se diga também que o primeiro golo da selecção espanhola foi irregular e devia ter sido anulado. Diego Costa fez falta sobre Pepe. O árbitro não viu mas o videoárbitro tinha a obrigação de ter visto!

Dito isto, importa também sublinhar que houve jogadores de quem esperava muito mais: Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Gonçalo Guedes tiveram exibições muito apagadas e não ficaria admirado se um ou outro perdesse mesmo a titularidade no próximo jogo.

Estes três jogadores serão, seguramente, os primeiros a reconhecer que sabem e podem fazer muito mais.

A exibição da selecção portuguesa valeu pelo resultado e por Cristiano Ronaldo. Portugal tem um fora de série! Um jogador do outro mundo.

2 - A minha canção da semana vai, como não podia deixar de ser, para Cristiano Ronaldo.

Uma adaptação do tema "Bailinho da Madeira".

Fica assim para o CR7:

"Deixem passar esta linda brincadeira... Que este golo aqui em Sochi... É do Ronaldo da Madeira..."

3 - Gostava de dividir este ponto três ao meio! Primeiro para falar do Benfica... Depois para falar do Sporting:

- Esta época Luís Filipe Vieira está a apostar na construção de uma grande equipa. Não foi o que aconteceu a época passada. O presidente do Benfica sempre falou do penta mas nunca criou condições para lá chegar. Basta olhar para os guarda-redes que Rui Vitória tinha à disposição. Ninguém ataca um campeonato, com o objectivo de vencer, tendo como guarda-redes Bruno Varela, Svilar e Paulo Lopes!!!