O idílio de Rúben e o lateral Toni
Dois treinadores portugueses com trajetos bem diferentes mas ambos sob o calor dos holofotes.
1 O Sporting ganhou o segundo troféu da temporada, depois da Supertaça, e o mínimo que pode dizer-se é que continua o idílio de Rúben Amorim, em particular na Taça da Liga, cujas três últimas edições conquistou e sem conhecer qualquer derrota. Não há dúvidas de estarmos perante um treinador especial, faltando-lhe a dimensão europeia para podermos dizer que se trata de um "Special Too"... Passada a festa, porém, os sportinguistas voltarão a pôr os pés na realidade de um campeonato que para eles está num momento delicado - sim, a vitória na Taça da Liga foi a melhor resposta à derrota com o Braga, mas os seis pontos de atraso para o FC Porto permanecem e hoje até podem passar a ser nove!
Depois de dois jogos perdidos nas últimas três rondas da I Liga, os leões regressam à ação daqui a três dias numa luta muito diferente da de ontem, para não perder os dragões de vista e manter as águias debaixo de olho...
2 Toni já tem 60 anos, mas quem o viu jogar mantém frescas na memória as imagens do defesa que corria campo acima e abaixo pelas faixas laterais, meias descidas e expressão aguerrida, de quem disputava cada lance como se fosse o decisivo. Agora, de calça comprida e nome completo como convém a um treinador, António Conceição continua a ganhar a vida nas faixas laterais, mas do lado de fora, o dos bancos. À frente da seleção dos Camarões, apurou-se ontem para as meias-finais da CAN, mantendo-se no trilho do sonho do país organizador da competição, que pretende vencê-la pela sexta vez e primeira desde 2017. Para Toni, conduzir Aboubakar e companhia ao título continental será a maior conquista de uma carreira à imagem daquilo que foi como jogador: nas margens, neste caso dos grandes campeonatos, à base de esforço (já passou por Arábia Saudita, Chipre e Roménia) mas também com sucesso, especialmente patente nos seis troféus ganhos no futebol romeno. Agora, está a dirigir-se um pouco mais para o centro dos holofotes.