Premium OPINIÃO - FC Porto tem tudo para acabar em primeiro

OPINIÃO - FC Porto tem tudo para acabar em primeiro
Jesualdo Ferreira

Tópicos

TÁTICA DO PROFESSOR - O Benfica complicou seriamente a sua carreira nesta edição da Champions ao perder em Amesterdão com o adversário que vai ser o concorrente direto na luta pelo apuramento, tal como escrevi aqui quando foi conhecido o sorteio, uma vez que o Bayern parece-me fora desta discussão, porque acabará por impor o seu poderio com maior ou menor dificuldade.

1 - Depois de na última temporada ter feito a pior prestação de sempre na Champions, o Benfica precisa de limpar essa imagem, foi com essa vontade que partiu para esta edição, apesar de ter pela frente a poderosa equipa alemã. Perdeu com naturalidade o primeiro jogo, mas foi depois vencer à Grécia, como era sua obrigação, porque o AEK está muitos furos abaixo. O Ajax era o adversário a abater e as coisas até nem estavam a correr mal, o jogo foi dividido, o Benfica revelou personalidade, não transmitiu qualquer menagem de receio, não quis jogar para o empate, mas uma equipa que tem ali a hipótese de levar pelo menos um ponto - e um empate com o Ajax acabaria por ser um bom resultado - não pode sofrer um golo daquela maneira e no minuto em que foi. A experiência do Benfica obrigava a outra concentração. Falhou, só falha quem anda lá dentro, mas esta derrota pode ter custos tremendos. Muita coisa terá de acontecer para passar a fase de grupos.

2 - Já o FC Porto cumpriu em Moscovo com a obrigação de vencer, porque a equipa onde atuam o nosso Éder e o Manuel Fernandes não tem nível para bater este FC Porto. As circunstâncias do jogo foram todas favoráveis à equipa portuguesa: Iker Casillas foi tremendo a defender a grande penalidade, quando o resultado estava a zeros, e deu ainda mais confiança à equipa, que depois de passar por dois sustos resolvidos por Alex Teles teve um penálti a favor. Sorte, talvez, mas a sorte tem de ser trabalhada e merecida, e o FC Porto trabalhou para ela e mereceu tê-la. O FC Porto está agora numa posição muito favorável para vencer o grupo, vai receber o Lokomotiv e o Schalke, tem tudo para se impor nesses dois jogos e garantir o primeiro lugar. Essa deve ser a principal preocupação do FC Porto, porque se o conseguir, tem sempre maior possibilidade de encontrar depois um adversário teoricamente mais acessível, embora seja improvável apanhar adversários fáceis nessa fase da Champions