Exibição segura, boa solidez defensiva e entrosamento coletivo, criação de oportunidades e golos, vitória muito bem conseguida de Portugal, que dá uma energia muito positiva que poderá ser importante nos oitavos-de-final
Corpo do artigo
A mudança de sistema foi uma opção muito válida, atendendo também ao sistema tático da Turquia. O curioso do 4x3x3 foi a forma assimétrica com que Portugal abordou o jogo.
Refiro-me ao posicionamento diferenciado dos nossos laterais. À direita, o Cancelo à largura, mas muitas vezes por dentro, a funcionar como médio, criou dificuldades e nuances positivas para o jogo ofensivo. À esquerda, o Nuno Mendes assegurou, na maioria das vezes, largura, e às vezes até uma construção a três. Isto permitiu ter pelo corredor esquerdo dois jogadores com fortes combinações, o Nuno Mendes e o Rafael Leão; do lado direito, Cancelo e Bernardo Silva, muitas vezes a jogarem lado a lado, criaram nuances diferentes ao nosso jogo. Essa assimetria resultou de forma positiva para o jogo ofensivo de Portugal.