SENADO - Um artigo de opinião de José Eduardo Simões.
Corpo do artigo
Ele é Darwin, Fábio Vieira e também Vitinha. Saiu Mbemba em final de contrato. Matheus Nunes pode sair. Potenciais negócios de entradas e saídas internacionais estão na calha, assim como vários a nível nacional, pois Braga, Vitória de Guimarães, Marítimo, Gil Vicente, Portimonense ou Boavista têm alguns jogadores de qualidade que entram bem nos plantéis de FC Porto, Benfica ou Sporting.
Tal como noutras épocas a generalidade dos clubes procura vender o melhor possível para compensar os prejuízos da gestão corrente e diminuir dívida. Por isso precisam de receitas extraordinárias. O saldo entre vendas e compras deve ser positivo, o que em geral tem sido conseguido, até porque os que entram fazem parte do grupo dos que aterram desconhecidos e, nalguns casos, se valorizam bem e rumam enchendo os cofres dos clubes - e não só. E a roda continua a rolar...
As nossas equipas, neste sistema rotativo eterno, vão enfraquecendo progressivamente. Até ver, o FC Porto será a equipa que mais precisa de continuar a trabalhar para descobrir talentos que se convertam em diamantes cintilantes. Manter a competitividade não será fácil e Sérgio Conceição estará a pensar se não valerá a pena, também ele, mudar de ares. Antes que se chamusquem os dedos.
O novo Benfica é uma incógnita onde os responsáveis devem avaliar bem se é melhor investir em jogadores tipo Ricardo Horta em vez de o fazerem noutros mais jovens e bem escolhidos pelo scouting. Ou pelo treinador que agora chega. Os sportinguistas sonham com Cristiano, no que seria o mais importante regresso de sempre de um jogador ao campeonato nacional. Que mais-valia traria em termos comerciais! Que golpe publicitário para todos - Federação, Liga, clubes, adeptos. Já estou a delirar... Vai-se continuar a vender anéis para manter os dedos. E, qualquer dia, vitórias internacionais de clubes portugueses serão uma lembrança distante presenciada por poucos e cada vez menos. Vá lá, sempre se podem rever nos canais memória, a par das séries Bonanza ou Dallas.