Paulo Faria, antigo internacional A de andebol e ex-treinador escreve para O JOGO.
Vamos iniciar mais um campeonato de andebol em Portugal, que será marcado por ser o primeiro campeonato COVID, isto porque ninguém tem dúvidas que até meados do próximo ano não haverá possibilidades de os cuidados diminuírem, e a DGS aliviar os planos de contingência dos clubes.
Vamos ter que estar preparados para um calendário atípico, com muitos jogos alterados, adiados. A Federação de Andebol de Portugal (FAP) tem, ou deve ter, tudo preparado, e sabe que terão de se adaptar, semana a semana, aos diferentes cenários nos diferentes clubes.
Não sei o plano de contingência da FAP, nem sei se os regulamentos foram adaptados para este campeonato COVID, mas há uma resposta que todos os clubes têm que ter, e eventualmente já têm, que é saber com quantos jogadores Infetados pode um jogo ser adiado sem acordo entre clubes, em que circunstâncias os clubes perdem por falta de comparência etc, etc. É muito importante as regras estarem claras antes do seu início, este sábado.
Este campeonato pode ser mesmo decidido pelo momento que vivemos, imaginem um FC Porto-Sporting, decisivo, com impedimentos por COVID. Por exemplo, do lado do FC Porto ter dois ou três jogadores infetados e, por isso, indisponíveis. Por exemplo André gomes, Quintana ou Fábio Magalhães impossibilitando-o de usar o letal 7x6. No Sporting imaginem para esse mesmo Jogo, perder Ruesga, Carol ou Valdes.
Será, portanto, um campeonato complexo, que ultrapassa tudo aquilo que aprendemos a planear.
Deixo aqui algumas ideias para eventualmente melhorar o plano de contingência dos Clubes.
1- Utilização de vários balneários com os mesmos grupos (pequenos) em cada um.
2- Não colocar todos os jogadores da mesma posição no mesmo grupo.
3- Diminuição dos treinos em conjunto, privilegiando o trabalho individual e ou em pequenos grupos
4- Proibição de partilha do mesmo carro por jogadores de grupos diferentes
5- Total desfasamento de horários com os escalões de formação
6- Transporte para os jogos ser feito em várias carrinhas com os mesmos grupos
7- Nos estágios não permitir a utilização do mesmo quarto por jogadores da mesma posição.
Apesar de tudo, temos muitos outros aspetos que se repetem, com favoritos, com equipas bem apetrechadas, e contratações que vão desiludir etc etc.
O FC Porto a par do Sporting, são os principais candidatos ao título e, este ano, sem a fase final, o campeonato vai mesmo começar logo na 1.ª jornada, este sábado, porque erros serão muito mais difíceis de corrigir.
No Benfica saiu Carlos Resende e entrou Chema Rodríguez, e não me parece que tenha ficado melhor, com muitas aquisições, mas será naturalmente uma equipa a observar.
O Águas Santas é a equipa que mais se reforçou e, na minha opinião, muito bem, e vai participar neste campeonato a quatro, e lutará por subir essa classificação. Ambição não pode faltar.
Quanto as outras equipas lutarão pela melhor classificação possível e, apesar dos problemas e das contingências, parece-me que estão todos motivados para fazerem grandes épocas.
Agora só falta o público ...o Desporto merece e o meu Andebol também.
