<em><strong>TÁTICA DO PROFESSOR</strong></em> - Jesualdo Ferreira, cronista de O JOGO, é da opinião de que o empate do Fc Porto frente ao Rio Ave aumenta a pressão sobre o Benfica
Corpo do artigo
1 - O jogo de hoje entre o Braga e o Benfica ganhou uma dimensão extraordinária para a vida intensa deste campeonato depois do inesperado empate do FC Porto em Vila do Conde. Um empate difícil de explicar - o mais fácil será dizer "são coisas do futebol", mas é muito mais do que isso.
Tenho a certeza de que jogadores e equipa técnica serão os que estão neste momento mais aborrecidos com o empate em Vila do Conde
O FC Porto teve tudo para passar uma noite descansada em Vila do Conde, particularmente depois de ter chegado a uma vantagem de dois golos. Teve tudo, inclusive, para acabar com o jogo, porque falhou oportunidades flagrantes para aumentar essa vantagem antes de deixar crescer o Rio Ave, na segunda parte.
O empate não reflete o que foi o jogo: o FC Porto esteve sempre por cima, mas deixou que os vila-condenses, que vêm em crescendo de forma, acreditassem que seria possível surpreender. Só a equipa de Daniel Ramos acreditou, e acreditar é meio caminho andado para o sucesso. Com um bom golo e um golpe de sorte, chegou ao empate quando o FC Porto já fazia contas e alimentava a ideia de passar a pressão para o Benfica.
Puro engano, e com consequências para já difíceis de imaginar. Tenho a certeza de que jogadores e equipa técnica serão os que estão neste momento mais aborrecidos com o empate em Vila do Conde, mas agora não há nada a fazer a não ser esperar por um deslize do Benfica hoje, em Braga.
Falta agora saber se o Benfica é capaz de mostrar os seus argumentos e se os tem para ser campeão.
2- Essa é uma questão a explorar. Será que o empate em Vila do Conde retirou alguma pressão ao Benfica? A meu ver, não. Aumentou-a. O Benfica vai lutar hoje em Braga com os níveis de ansiedade no limite, porque os jogadores sabem que vencer pode significar um passo de gigante rumo ao título. Isso pode ser bom, mas também pode colocar alguma pressão extra, para além daquela que já existia antes deste resultado em Vila do Conde. Há muito que venho escrevendo que neste campeonato, nesta luta a dois, não há espaço para o erro.
O FC Porto errou, falta agora saber se o Benfica é capaz de mostrar os seus argumentos e se os tem para ser campeão. Porque só um resultado interessa ao Benfica: vencer. Mental e taticamente, a equipa terá de demonstrar hoje em Braga que tem estofo para chegar ao título. Quase apetece dizer, com alguma ironia, que agora é que é a sério...
A luta pelo terceiro lugar só fará sentido se o Braga conseguir vencer hoje o Benfica
3 - O grau de dificuldade deste jogo do Benfica já era, por si só, elevado. Passou a ser mais elevado ainda. Primeiro porque vai encontrar um Braga ferido pela memória do jogo da primeira volta, em que foi goleado no Estádio da Luz por números inconcebíveis para quem se queria intrometer na luta pelo título. Ainda ontem Abel dizia, na conferência de antevisão ao jogo, que quer retificar a imagem que a equipa deixou no Estádio da Luz.
Depois porque a luta pelo terceiro lugar só fará sentido se o Braga conseguir vencer hoje o Benfica. Esta época, o Braga tem sido inferior aos outros três grandes e quererá, neste jogo, alterar esse estado de coisas. Percebe-se pelas palavras do treinador do Braga que vamos ter uma equipa com vontade de se superiorizar e isso pode ser, desde logo, sinal aberto para um grande espetáculo de futebol, que pode vir a ter uma grande influência neste campeonato, para um lado ou para o outro.