TÁTICA DO PROFESSOR - A crónica semanal de Jesualdo Ferreira em O JOGO
Corpo do artigo
1 - Para quem gosta de futebol, começar o ano com um clássico entre dois nomes grandes de Portugal é um ótimo fecho de festas, porque o futebol esteve de férias, os portugueses estiveram voltados para as festividades do Natal e do Ano Novo e só agora começam a despertar de novo para o mundo real.
Vai recomeçar a novela Bruno Fernandes e é certo que o Sporting será um com ele na equipa, e será outro sem ele
Entronca aqui uma das enormes expectativas para o jogo de hoje: como vão surgir as duas equipas, ao cabo de tanto tempo sem competição e, muito especialmente, sem o campeonato? É sempre uma incógnita, às vezes até para os treinadores. De todo modo, eu espero que o jogo de hoje seja um grande espectáculo, porque os executantes em campo são do melhor que há.
Para o Sporting, vencer este jogo será uma injeção de ânimo tremenda e que pode ditar o futuro da equipa ou muito do que dela ainda esperam os seus adeptos; para o FC Porto, uma derrota será quase um drama em relação ao seu objectivo de vencer o campeonato. Quando entrarem em campo, os jogadores vão estar com um ouvido no jogo e outro naquilo que se passou ontem à noite em Guimarães.
11673009
Escrevendo eu antes desse encontro, só posso dizer que qualquer resultado irá mexer com o espírito dos jogadores de Sérgio Conceição. Controlar os sentimento colaterais ao jogo é uma das primeiras missões do treinador. É indiscutível que o FC Porto é uma equipa mais sólida e até já teve, nesta época, um ensaio importante para o clássico de hoje - foi o encontro no Estádio da Luz, com o Benfica, em que venceu muito bem, montado numa estratégia perfeita.
Se calhar, vale a pena imitar esse jogo... ou aquele em 2008, com golos de Lisandro e Bruno Alves, estava eu no banco do FC Porto, e essa foi a última vitória em Alvalade, que na altura deu para cimentar a nossa posição de líder e alargar a vantagem para o mais directo perseguidor, que era precisamente o Sporting... Os leões vão ter o seu primeiro clássico nesta temporada e sabe que, se vencerem, a vida vai ser melhor. Mas, se perderem, as coisas voltam à inconsistência que tem caracterizado esta temporada... Isto em vésperas de mais alguns capítulos da novela Bruno Fernandes.
Com a reabertura do mercado, volta a falar-se na possibilidade de sair para o estrangeiro. mais do mesmo, mas o facto de os números do médio serem cada vez mais decisivos nos êxitos que a equipa vai alcançando, torna muito difícil segurá-lo em Alvalade. E o Sporting será um com Bruno Fernandes, e será outro sem ele. Esse é um drama que os responsáveis têm que gerir, porque nunca será fácil arranjar alguém que faça o que ele tem feito e com uma eficácia tremenda.
11672871
2 - Será ele, aliás, um dos focos de maior atenção no jogo de hoje, principalmente por parte dos adversários. O meio-campo do FC Porto é muito forte, pressiona muito bem, e tenho a certeza que algumas dessas características dos portistas irão recair sobre a actuação de Bruno Fernandes, a quem dificilmente será dada liberdade de movimentos.
Mas, sim, Bruno pode fazer a diferença. Do lado do FC Porto, acredito que vai actuar com dois avançados (Marega/José Luís ou Marega/Soares) e qualquer um deles, tal como na Luz, pode resolver a questão. Sendo que , e este é um pormenor que gostaria de destacar, todos os jogadores em campo hoje vão estar concentrados numa ideia: a proibição de errar. Cada um deles sabe que errar hoje é proibido e que quem errar menos vai sair mais feliz de Alvalade.