SENADO - Um artigo de opinião de José Eduardo Simões.
Corpo do artigo
1 Soube a pouco, pois Benfica e Braga lutaram com coragem, mostraram qualidade e mereciam melhor sorte. Para a história fica que 2 clubes (Porto e Sporting) tombaram nos oitavos e os outros 2 não passaram dos quartos de final, provando o declínio competitivo das nossas equipas e liga.
Estranha-se que, neste quadro, o presidente Pedro Proença considere esta participação a "melhor de sempre"! E então quando as equipas portuguesas ganharam Taças e Ligas dos Campeões, Taças da Taças e UEFA e Liga Europa? E quando chegaram (Porto, Benfica e Braga) às meias da Liga Europa, que o Porto venceu na final com o Braga? Considero este resultado sofrível a razoável, a consequência da falta de coragem e força do mais alto responsável do futebol profissional para mudar regras, regulamentos disciplinares, repartição de receitas televisivas (e outras) e implementar a verdade no fair play financeiro por oposição ao amadorismo, pouca transparência e falhas de supervisão visíveis a olho nu. E esquecimentos difíceis de entender.
2 Falta de coragem para com os fortes mostra a UEFA, que antes gritava o repúdio pela hipótese de criação da Super Liga europeia e agora prepara uma alteração ao modelo competitivo da Liga dos Campeões para a aproximar do da... Super Liga! Tanta gritaria contra os tubarões e vai satisfazer os vorazes apetites financeiros, capitulando sem honra nem princípios.
3 Sem honra nem vergonha o que se passa na Académica, que pela 1ª vez na sua longa história desce à 3ª Divisão! Numa época em que prometeram a subida com uma das equipas mais caras da 2ª Liga conseguiram a pior classificação de sempre - o último lugar. Incompetência, amadorismo gritante (e 4 treinadores...), total desprezo pelos sócios, que só tiveram direito a 5 dias para pagar quotas em atraso para votar a 15 de Maio. Sócios que, em vez do direito a pedido de desculpas, foram ontem brindados com uma situação surreal que é o espelho desta gestão irresponsável! O disparate, a loucura e o irrealismo é tal, que se anuncia com fanfarras putativo enlace com mais um pseudo "investidor" - já foram brasileiros, russos, chineses, tailandeses, italianos, podem vir árabes ou americanos, conforme o mês e o que as cartas do Tarot revelarem - com disponibilidade para "avançar" com 50 ou 100 milhões. Tanta falta de vergonha e decência! Já agora: a 20 de Maio passam 10 anos sobre a vitória da Académica na Taça de Portugal e o direito a participar na Liga Europa.