Sporting precisa urgente de um jogador fisicamente poderoso para o meio-campo
O JOGO DO LEÃO - Opinião de Jaime Cancella de Abreu
Corpo do artigo
O Sporting tem feito uma boa pré-época.
Defrontou e ganhou ao Villarreal com uma boa exibição. Marcus Edwards finalmente apareceu e marcou um belo golo, quando parecia, mais uma vez, estar a passar ao lado do jogo. Gyokeres confirmou as boas indicações deixadas no jogo com a Real Sociedad. O jogador sueco mostra ser o reforço atacante que o Sporting precisa. Pedro Gonçalves teve mais uma boa exibição com um golo magnífico. Coates, Trincão e Paulinho com boas exibições. Aliás, parece-me que Paulinho, com um bom golo, vai beneficiar muito com o jogo de Gyokeres; vai ter mais espaço e oportunidades de visar a baliza adversária.
A surpresa estava reservada para a 2ª parte do jogo, com a entrada de Geny Catamo. O jogador moçambicano apareceu a jogar no lugar de Ricardo Esgaio e fez uma exibição surpreendente, porque inesperada. Iniciativa no um para um, criatividade e uma bela assistência para Paulinho marcar. Não sei como será Geny Catamo a defender, mas talvez Rúben Amorim tenha encontrado o defesa-direito de que a equipa precisa.
Se a pré-época tivesse terminado com este jogo, seria uma pré-época quase perfeita, com bons jogos, bons golos e boas exibições.
Faltava um jogo com o Everton e aqui é que "porca torce o rabo". O Sporting perdeu 1-0 com uma equipa que exibiu um poder físico que não vemos nas equipas portuguesas. Não vou discutir o penalty que deu a vitória aos ingleses, mas foi evidente a diferença física entre as duas equipas, que o Sporting teve muita dificuldade em acompanhar para equilibrar o jogo. O Sporting precisa urgente de um jogador fisicamente poderoso e tecnicamente evoluído para o meio-campo. Não sei se será o dinamarquês Hjulmand ou não, mas terá que ser um jogador com as características atrás descritas. Este era um jogo de empate, com uma bola no poste para cada lado. Boas oportunidades para ambas as equipas e defesas vistosas dos dois guarda-redes. O penalty fez a diferença.
Nem tudo se perdeu, pois mais um jovem jogador, e refiro-me a Afonso Moreira, mostrou as qualidades necessárias para ser uma das surpresas da nova época. Mostrou exactamente as mesmas qualidades que Geny Catamo no jogo com o Villarreal.
A Seleção feminina portuguesa de futebol foi afastada do Campeonato do Mundo de Futebol Feminino pelos USA, campeãs do Mundo. A sorte e o azar fazem parte do jogo, e a sorte não nos favoreceu. A nossa seleção fez um bom jogo e por pouco não provocou a surpresa deste mundial , eliminando as americanas. Parabéns!
Voltarei no último Domingo de Agosto. Até lá.