A JOGAR FORA - Uma opinião de Jaime Cancella de Abreu
Corpo do artigo
1 - Muitos treinadores top mundial criticam jogadores em conferências de imprensa sem que isso seja transformado num acontecimento. Em Portugal, porém, em se tratando do Benfica, é muito mais do que um acontecimento, é um caso nacional capaz de competir nos alinhamentos noticiosos com a inflação que corrói o poder de compra, a impressionante guerra da Ucrânia ou os incêndios que devastam florestas. Alguém explicou a Roger Schmidt como isto funciona em Portugal?
É normal os treinadores mudarem jogadores de campo que passam por momentos de forma menos bons. E porque não os guarda-redes?
2 - Considerando as médias das pontuações dos três diários desportivos e dos sites GoalPoint e Sofascore, a exibição de Vlachodimos no Bessa valeu a média de 4,4 pontos em 10 possíveis. Só Musa teve pior - sabe-se porquê -, todos os outros tiveram nota acima de 5. É normal os treinadores mudarem jogadores de campo que passam por momentos de forma menos bons. E porque não os guarda-redes?
3 - Há um ano, sem ter ganho nada, só porque, chegado ao aeroporto, soltou a frase "quem ama o futebol, ama o Benfica", Roger Schmidt vivia um inigualável estado de graça. Entretanto, após três deprimentes épocas, o Benfica reconquistou o título sob o seu comando e, já esta época, venceu a Supertaça frente ao "papão" FC Porto. E não é que o germânico vai sendo, por estes dias, contestado por larga percentagem dos adeptos encarnados?
4 - Estádio Cidade de Barcelos cheio, grande ambiente, com mais ou menos polémicas os benfiquistas voltaram a dizer presente. Fomos superiores, claramente superiores, tivemos momentos a fazer lembrar o melhor da época passada, mas não matámos o jogo. E, com isso, corremos o dispensável risco de regressar a Lisboa com um grande galo! Tudo está bem quando acaba bem?
5 - Estou louco para que chegue o fecho do mercado: para fazermos eventuais últimos acertos, mas também para colocar a cabeça de alguns jogadores - e das suas mulheres! - sossegadas até janeiro. Pode ser?
6 - João Moutinho estava comprometido com o Braga e foi "desviado" pelo FC Porto. Aí chegado, com acordo estabelecido, exames médicos efetuados, fotos da praxe tiradas para divulgação nas redes sociais e até (vi reproduzido de um programa de televisão) com a entrevista ao Porto Canal despachada, cansou-se de esperar e foi "desviado"... pelo Braga! O que por aí não iria se isto se tivesse passado com o Benfica?
7 - Fernando Pimenta não para de ganhar. Portugal e os benfiquistas estarão sempre com ele. Um atleta de eleição que é um exemplo para todos.