A entrada foi desastrada, mas o Sporting tem mesmo um treinador especial que aprende depressa e não ensina devagar. Conceição também. Prescindir de tentar, em Anfield, teria sido o maior dos erros
Corpo do artigo
Na jornada inicial da fase de grupos, fizemos uma primeira página que (como de costume) muitos não quiseram entender com boa vontade, por força da analogia com a história profissional de Amorim: "Na Champions só com curso."
Quatro lições mais tarde, o campeão nacional sente-se tão em casa na Europa como no campeonato
O Sporting perdera 5-1 com o Ajax. Quatro lições mais tarde, o campeão nacional sente-se tão em casa na Europa como no campeonato e Amorim realça o que a equipa, e ele próprio, aprenderam.
No caso dele, não é surpresa. Nessa mesma edição, na contracapa, eu escrevia aquilo que todos os observadores razoáveis já perceberam sobre ele: aprende depressa. Acrescento hoje que também não ensina devagar. A Champions é mesmo uma modalidade diferente, com outras regras, outros adversários e outras agruras, só que Amorim também é um treinador especial, sem pretensões a impor "assinatura" tática nos jogos nem ilusões de grandeza que o façam pensar duas vezes na hora de defender com tudo (ou de atacar).
Tem o dom de acertar nas doses de risco com uma frequência sobrenatural. A final com o Borússia não era fácil de gerir, nem o histórico português nesses jogos difusos é famoso. Os "oitavos" são o passo natural depois do título. Do Sporting e também de Amorim.
Ao contrário, o histórico do FC Porto de Sérgio Conceição na Liga dos Campeões é famoso. Nenhum treinador de um clube português conseguiu uma sequência melhor de apuramentos, nem de resultados contra equipas de elite, nem de resistência tática às maiores dificuldades que o futebol de primeiro plano pode oferecer. São já muitos exemplos práticos de uma competência também ela invulgar, e não apenas no jogo jogado. Até pode suceder que o FC Porto não consiga bater o At. Madrid no remate do apuramento, mas prescindir de tentar todos os possíveis para ganhar ao Liverpool teria sido o primeiro passo para perder nesse dia.