Rafa calou todos os que surfaram o não assunto das suas publicações no Instagram
A JOGAR FORA - Opinião de Jaime Cancella de Abreu
Corpo do artigo
1 - Cada novo ponta-de-lança que aterra em Lisboa desperta em mim a expectativa de que vai marcar golos em catadupa. Porém, são poucos, infelizmente muitos poucos, os que satisfazem essa minha ingénua expectativa. Ramon Menezes, selecionador sub-20 do Brasil, tem a certeza de que Marcos Leonardo “vai deixar a torcida do Benfica muito feliz”; Valdo considera-o - e não fez a coisa por menos - um fora-de-série; e os portugueses que fizeram parte da equipa técnica do Santos liderada por Jesualdo Ferreira desdobram-se em elogios ao potencial do jovem brasileiro. E eu já ando com uma fezada do caraças no Marcos Leonardo!
2 - Fran Navarro é outro bom exemplo de que os pontas-de-lança, como nenhuns outros, são melões que só depois de abertos podem ser avaliados: com participação em 10 jogos (oito deles saído do banco), 274 minutos de utilização e um - sim, um - só golo marcado ao dificílimo Montalegre, foi, agora, “emprestadado” pelo FC Porto ao Olympiacos. Quantos benfiquistas não protestaram pelo facto de não termos sido nós a ir buscá-lo a Barcelos?
3 - Ainda sem Marcos Leonardo, mas com Arthur Cabral e Musa na convocatória, o dilema para o jogo de Arouca era simples de formular: vencer ou vencer em casa de uma equipa altamente moralizada, que vinha de uma fantástica série de quatro vitórias seguidas na Liga. Não há nada como as vitórias: na semana passada enterrámos o não assunto das mini férias de Di María com a vitória sobre o Famalicão; ontem, foi Rafa que tratou de calar todos os que surfaram o não assunto das suas publicações no Instagram. Não fossem as estranhas linhas do VAR da Cidade do Futebol na avaliação do primeiro golo que nos foi anulado e o 27 do Benfica teria festejado dois e não apenas um golo na tranquila vitória frente aos arouquenses. Nota ainda para um relvado em estado miserável: qual é, afinal, o papel da Liga nisto tudo?
4 - O estádio da Luz registou no ano passado a 14.ª melhor média de assistências do mundo - 59 125 espetadores! -, a equipa feminina está posicionada no 12.º lugar do ranking europeu e Kika Nazareth, com 30 golos, foi a 5.ª melhor goleadora europeia de 2023. Bem sei que o que vale são as épocas e os títulos, não as inúteis estatísticas dos anos civis, mas já que o FC Porto adornou o seu museu com a taça de equipa com mais pontos conquistados em 2023…
5 - Mesmo que apenas para se defender dos ataques de desperdício que lhe iam sendo dirigidos, dificilmente Sérgio Conceição arranjaria melhor forma de argumentar em favor do voto eleitoral em Villas-Boas - se não vejamos: na semana em que o atrevido candidato à presidência prometeu a criação de um portal da transparência, veio o treinador demonstrar, com a simplicidade própria das contas de somar e subtrair, que em seis épocas e meia, entre vendas, receitas da UEFA e compras, proporcionou à SAD um excedente de cerca de 650 milhões de euros.
6 - Sou do tempo de ver jogar Eusébio da Silva Ferreira: não houve, não há e não haverá outro igual!