Qualquer notícia sobre a Roma traz Paulo Fonseca no título
VISTO DE ITÁLIA - A imagem forte e convincente do treinador português na apresentação deixou todos de boca aberta
Corpo do artigo
Nos últimos anos muito se questionou a liderança de Paulo Fonseca, principalmente depois da sua experiência pouco positiva no FC Porto, mas o que temos visto na Roma é um treinador mais maduro.
A sensação é que esta Roma, estranhamente tranquila, pode ser a grande surpresa desta Serie A
Um líder carismático que, em poucas semanas, foi capaz de pôr ordem na casa e assumir diferentes funções de poder no clube. Se chega tal jogador, foi porque Fonseca chamou. Se tal jogador muda posição, foi Fonseca que decidiu. Se fulano tal joga com a braçadeira de capitão, foi Fonseca que ofereceu. Se o campo da Roma ficou sem luz, foi Fonseca que desligou. Parece exagero, mas não é.
Qualquer notícia sobre a Roma, traz o nome de Paulo Fonseca no título. Todos os dias a mesma história. Depois das saídas dos ídolos De Rossi e Totti, a Imprensa romana ficou carente de figuras carismáticas de referência e a chegada de Paulo Fonseca veio colmatar essa lacuna. A imagem forte e convincente que o treinador transmitiu na conferência de Imprensa de apresentação deixou todos de boca aberta.
Enganaram-se aqueles que esperavam muitos sorrisos e fantasias de Zorro, o técnico português mostrou-se duro e exigente com os jogadores e com a própria Imprensa; pôs logo ordem na casa com mensagens fortes. É ainda demasiado cedo para tirar ilações, mas o impacto foi forte, e isso é inegável.
Todos os jogadores que chegam neste defeso indicam o treinador como o responsável pela escolha. Num clube que tem os seus homens fortes a milhares de quilómetros de distância, a figura que o treinador da Roma deve desempenhar é muito mais do que um homem de campo, como era Di Francesco. A sensação é que Fonseca percebeu isso rapidamente. Tanto é que pegou logo nos dossiês de mercado por resolver e, juntamente com o diretor desportivo, acelerou os processos de contratação.
Até agora, a Roma está a fazer um mercado ponderado, sem grandes estrelas, mas com jogadores jovens e de talento e todos eles aprovados pelo treinador. Ainda faltam algumas peças para completar o círculo, mas com o Inter com tantas pendências por resolver nos dossiês de Icardi e Nainggolan, a Juventus com um plantel excecional, mas com demasiados galácticos para Sarri gerir, e o Milan a tentar reformular toda a parte ofensiva do plantel, a sensação é que esta Roma, estranhamente tranquila, possa ser a grande surpresa desta Serie A.