Sporting somou pontos na classificação, na despreocupação do seu presidente e num muito particular duelo com os bracarenses
Se para Keizer são apenas três pontos somados num início de época cuja preparação o obriga a ter dois planos (com e sem Bruno Fernandes), para o Sporting, esta vitória sobre o Braga foi um pouquinho mais. Nomeadamente para o seu presidente, Frederico Varandas, cuja "despreocupação" - por confiar no que em Alvalade se anda a trabalhar - somou pontos no alívio e na oxigenação do clima de contestação.
Somou pontos para a "despreocupação" de Varandas e acalmou, por uns dias, o ruído nas redes sociais
Todos os manuais, enciclopédias e cartapácios de estratégia, da "Arte da Guerra", de Sun Tzu, ao assalto à presidência dos EUA, de Putin, aconselham uma escalada sustentada para atingir um topo. Trocando isto por futebolês, é óbvio que o crescimento do Braga implica encostar-se o mais possível aos três grandes. Para ser o quarto, o que há muito reclama, tem de igualar, em pontuação, negócios e dimensão, o FC Porto, o Benfica e o Sporting. Ora, destes três, o que aparentemente está mais próximo dos bracarenses, nos vários desempenhos referidos (excetuando o número de adeptos) é o emblema de Alvalade.
Por isso, e apesar do reflexo imediato ser apenas um ponto mais do que os minhotos na tabela classificativa (vamos na segunda jornada), esta vitória leonina é um ligeiro revés nas aspirações constantes dos bracarenses e nos tais planos sustentados da presidência de António Salvador. Mas sublinhem o ligeiro.
Importa perceber, nos próximos tempos, se é o Braga que puxa o Sporting para baixo ou se é o Sporting que puxa o Braga para cima. Uma dúvida que pode ser aclarada já na quarta jornada, quando o conjunto comandado por Sá Pinto, cuja reação em Alvalade - a perder por dois - fez tremer as gentes da casa, for o anfitrião do Benfica.
Os encarnados chegarão a Braga uma semana depois de receberem o FC Porto (próximo sábado). E se Salvador quer responder com resultados aos que não acreditam que, a prazo, more no Minho mais um grande do futebol português, convém não perder de vista o trio de sempre, mesmo que ainda não aponte ao título.
11219361
Também é verdade que, nesse fim de semana da quarta jornada, Keizer e os sportinguistas já saberão se contam ou não com Bruno Fernandes, pelo menos mais meia temporada. Os próximos 10 dias poderão ditar qual dos planos de Keizer subirá aos relvados a partir de 1 de setembro.
Entretanto, o Sporting somou três pontos contra um adversário direto, pelo menos, nos lugares de acesso às eurotaças, somou pontos para a "despreocupação" de Varandas e somou pontos contra o ruído nas redes sociais, onde nem todos os leões andam de juba eriçada e não rugem para o mesmo lado.
