A Seleção já sabe que jogará com a Turquia e possivelmente com a Itália a seguir, mas desconhece que mistura sairá das sobras das ideias de Santos com as pressões que sofre.
Corpo do artigo
Os treinadores não acreditam nas ideias alheias por decreto. Esse é o grande óbice de um dos play-offs mais complicados que já calharam em sorte à Seleção Nacional.
Podem alterar a tática, os jogadores no onze e até subverter o discurso no balneário, mas não podem alterar a convicção do treinador.
Daqui até março haverá tempo para intensificar debates teóricos dominados por uma corrente quase consensual que tentará conduzir Fernando Santos por caminhos que, acertados ou não, contrariam os óbvios instintos do selecionador.
Por muitos benefícios que a decisão de o segurar no cargo possa ter, também carrega o risco de levar o play-off a ser jogado de acordo com a miscelânea que resultar dos restos das ideias de Santos e das concessões que ele aceitar fazer à enorme pressão externa. Está nas leis da física: o ato de observar altera o objeto observado, e desde o Europeu esta seleção tem sido muito mais do que observada. Foi condenada, psicanalisada, autopsiada e, forçosamente também adulterada, porque um selecionador não é de ferro. Acredito, por exemplo, que ele não abandonou a colocação de William Carvalho a titular, na posição oito, por convicções próprias.
Podem alterar a tática, os jogadores no onze e até subverter o discurso no balneário, mas não podem alterar a convicção do treinador. Só podem obrigá-lo a fazer algo que nunca sentiu e em que nunca acreditou. Mais do que os adversários, será essa aguadilha tática o maior perigo nesta última etapa do apuramento, a que se deve acrescentar o lado negativo de haver tantas opções de valor aparentemente similar. Não é apenas (ou não é de todo) por racionalidade futebolística que se reclama Félix, Otávio ou Palhinha no onze da Seleção. Ou seja, mesmo que Santos estivesse aberto a ouvir conselhos, precisaria de discernir, primeiro, quais as brilhantes teses que saíram do cérebro dos autores e quais saíram do cartão de sócio.