O JOGO DO LEÃO - Um artigo de opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
Depois de alcançado o bicampeonato, o Sporting tenta igualmente alcançar a dobradinha, vencendo o Benfica hoje, no Estádio Nacional, na final da Taça de Portugal. A última dobradinha do meu clube data de 2002. Vinte e três anos depois, o Sporting tem novamente a oportunidade de conquistar esse objectivo. Será um jogo muito difícil em que não há um claro favorito. O Sporting parte para este jogo moralizado com a conquista da Liga, mas o Benfica é sempre uma equipa muito complicada de bater. Os resultados ao longo da época, nos jogos entres os dois clubes, foram dois empates e uma vitória do Sporting.
O Benfica conquistou a Taça da Liga no desempate por grandes penalidades. Têm sido jogos com poucos golos e muito equilibrados. O Sporting não sabe se contará com Diomande e o Benfica com Aursnes. Ambos são jogadores importantes na mecânica das respectivas equipas. Até nas ausências poderá haver equilíbrio.
É comum ouvir dizer que estes jogos muitas vezes se decidem nos detalhes, e o Sporting tem um enorme detalhe que se chama Viktor Gyokeres. Evidentemente que também há Hjulmand, Trincão, Pedro Gonçalves, Catamo, Quenda, etc. Mas o Benfica tem Di María, Otamendi, Akturkoglu, Kokçu, Pavlidis, etc. São muitos detalhes para um jogo de futebol. O árbitro será Luís Godinho, com Tiago Martins no VAR. Espero que ambos estejam à altura deste jogo decisivo, e que no final não haja polémicas arbitrais a assinalar.
A mata do Jamor estará repleta de adeptos dos dois clubes que farão a festa da Taça. A cerveja correrá em quantidades muito apreciáveis, acompanhada dos indispensáveis frangos assados, bifanas, entremeadas, sardinhas, os tradicionais couratos, caldo verde, leitões, etc. É uma festa muito portuguesa que se espera que seja um saudável convívio, tanto fora como dentro do Estádio Nacional. A rivalidade secular entre os dois clubes que a maioria dos adeptos vive de uma forma correcta (com algumas excepções), deverá ser preservada a todo o custo. Uma coisa são os adeptos, outra são as claques (Grupos Organizados de Adeptos) que funcionam como grupos marginais ao ambiente geral de festa que por definição é a final da Taça de Portugal. É responsabilidade da Federação Portuguesa de Futebol que a festa protagonizada por milhares de pessoas não seja manchada por uma “meia dúzia” que não respeita nada nem ninguém.
Obviamente que espero que vença o melhor, e que o melhor seja o Sporting. O Sporting conquistou mais um bicampeonato ao sagrar-se pela segunda vez consecutiva Campeão Nacional de Andebol. Esta equipa fantástica ficará na história do Sporting, escrita com letras de puro ouro.Muitos Parabéns. Viva o Sporting Clube de Portugal. Até para a semana