LINHAS DE PASSE - Opinião de José Carlos Oliveira
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Depois de uma temporada 2023/24 que teve como mote “O Futebol És Tu”, centrado no regresso dos adeptos aos estádios e que obteve resultados históricos, com os campeonatos profissionais a registarem as melhores assistências desde que há registo, ultrapassando, em conjunto, os 4,2 milhões de espectadores (acréscimo de 10 por cento em relação a 2022/23), o lema para 2024/25 foi divulgado no domingo, durante o Kick-Off, sorteio dos calendários das provas profissionais: “O Futebol que nos Une”.
Se a assinatura anterior continha a força do adepto, já o novo slogan congrega dois dos cinco pilares estratégicos traçados pela Liga Portugal para o quadriénio 2023-27. São eles a “União de todos os agentes”, que tem subjacente a ideia de junção de esforços de todos os parceiros e stakeholders para fazer crescer esta indústria, com o Futebol Profissional como veículo central de desenvolvimento; e também o “Futebol com Responsabilidade Social”, ou seja, o futebol ao serviço da comunidade, através da sua implementação social e capacidade mobilizadora. Já agora, os outros três eixos orientadores são o “Compromisso com o Adepto” (ou seja, o adepto no centro de todas as decisões, enquanto alma desta atividade), a “Elevação do Produto” (a Centralização dos Direitos Audiovisuais será determinante neste ponto) e a “Credibilização pelo Profissionalismo” (liderando pelo exemplo de exigência e boas práticas).