O caminho do Braga na corrida para o título
TÁTICA DO PROFESSOR - Precisa também o Braga, na sua ambição de chegar ao título, de vencer nos jogos com os grandes, e isso tem faltado.
Corpo do artigo
1 - Parece já não haver grandes dúvidas de que vamos ter uma luta a quatro pelo título nacional, o que desde logo é uma certeza de competitividade, de emoção, de qualidade também, no fundo daquilo que se quer para uma liga que é, acima de tudo, uma prova de regularidade. Surge como um intruso nesta luta o Braga, que anteontem deu mais uma prova da sua força pela forma inapelável como bateu o Feirense, e pela saúde física que revela. Mas não é de hoje que o Braga cheira o título. Quando passei pelo Braga, em 2004/05, lutámos pelo título até quase ao final.
"O Braga precisa de ter mais adeptos no seu estádio, sendo que quando vai fora já não está sozinho, tem sempre muita gente a apoiá-lo."
Ou seja, temos de olhar para o Braga como um habitué na luta, pelo menos, pelo top 4. O trabalho que tem sido desenvolvido desde há anos está sólido e há de dar frutos um dia. É preciso determinar o que precisa o Braga de fazer para lá chegar, para copiar, por exemplo, o Boavista, que em 2000 conseguiu um verdadeiro milagre, fruto do trabalho de um treinador, Jaime Pacheco, que construiu uma equipa cheia de bons valores, determinada (e contou, claro, com outro tipo de sortes e circunstâncias, uma conjugação de fatores que ajudaram a uma conquista histórica).
2 - O que falta ao Braga para chegar ao título? Já aqui abordei um dos fatores: tem a ver com o público, com os adeptos. O Braga precisa de ter mais adeptos no seu estádio, sendo que quando vai fora já não está sozinho, tem sempre muita gente a apoiá-lo. Isso é um princípio, mas precisa depois de ter o seu estádio cheio para "jogar" com a equipa. Depois, necessita também de ter uma boa Imprensa, que combata nesse particular com o FC Porto, Benfica e Sporting. Ter uma boa Imprensa - que lhe dê valor, que lhe dê espaço, que acompanhe exaustivamente a vida da equipa e que lhe valorize os feitos.
Há depois a cultura de clube, que nisso os passos certos já foram dados e só há que manter a ideia de uma equipa a pensar sempre nas vitórias. Precisa também o Braga, na sua ambição de chegar ao título, de vencer nos jogos com os grandes, e isso tem faltado. Neste ano, a equipa já está fora das competições europeias, o que tem vantagens e desvantagens. Para mim, estar numa competição europeia é sempre motivador para a equipa; não estar significa ter mais tempo para trabalhar nas provas internas e encontrar aí a motivação para lutar pelo título. O Braga precisa de seguir estes caminhos e já deu passos muito importantes.
3 Sem sabermos muito bem o que se vai passar no Benfica, porque parece-me que a paz é passageira, a equipa continua a revelar algumas falta de confiança, o FC Porto está forte e poderoso e acaba de se tornar na equipa que conseguiu mais pontos na fase de grupos da Champions, o que por si só revela bem a força com que está e será neste momento o mais candidato a vencer o título.
E depois há uma agradável surpresa chamada Sporting. Com um novo treinador, "desconhecido", que conseguiu mudar alguma coisa e para muito melhor. Os jogadores parecem mais alegres, a equipa joga mais junta e marca golos. É evidente que teremos de olhar também ao valor de alguns adversários, mas os sinais que chegam de Alvalade são todos muito positivos.