Título, UEFA, permanência e descidas, tudo decisões apenas para conhecer num sábado gordo, que promete emoção total a partir das 18h00. Sete jogos para traçar a linha entre a felicidade e a desilusão.
Corpo do artigo
O campeonato entra na sua última semana e não há memória de tantas decisões serem adiadas para a última jornada, que promete ser frenética a todos os níveis. De Norte a Sul (e até com equipas das ilhas envolvidas) joga-se pelo título, pelo pódio, pelo acesso ao último lugar do comboio das competições europeias e pela fuga à descida de divisão, ficando ainda a conhecer-se quem vai discutir o play-off com o terceiro classificado da Liga 2, que está também por apurar e será conhecido na sexta-feira.
Se muitos esperavam que o campeão já fosse conhecido neste fim de semana, o empate no dérbi da Luz obrigou a manter as garrafas de champanhe no frigorífico, embora o Sporting tenha mais razões para entrar otimista para a ronda de todas as decisões, pois se vencer em casa frente ao Vitória de Guimarães pode, automaticamente, colocar as faixas. A luta pelo terceiro lugar está quase definida e só uma inacreditável goleada de quase dois dígitos do Braga frente ao Benfica, aliada a uma derrota do FC Porto no Dragão frente ao Nacional, permitirá aos guerreiros destronarem os dragões do último lugar do pódio.
Para as competições europeias, Vitória de Guimarães e Santa Clara jogam a última cartada, mas é na guerra pela salvação que se concentram mais emoções, com quatro clubes envolvidos e a poderem ter tudo ou nada. O Estrela da Amadora está em melhor posição de sair vivo da Liga, Aves SAD ainda sonha com a salvação direta e, não sendo possível, querer garantir o play-off, o único objetivo que o Boavista pode atingir. Segurem-se bem às cadeiras e não se esqueçam dos calmantes.