Não faz sentido falar em demérito do Benfica
TÁTICA DO PROFESSOR - A opinião de Jesualdo Ferreira.
Corpo do artigo
1 - É já na quarta-feira, ao cabo de 20 treinos, que o Santos parte para uma maratona competitiva nunca antes experimentada. Será o início de sete meses de competição ininterruptos (espera-se) em que vão ser jogados o que falta do Paulistão, o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Taça Libertadores, sendo que não temos como avaliar qual o estado da equipa e o comportamento que ela vai ter, porque o tempo de trabalho foi escasso, não houve jogos amigáveis, porque não os há no Brasil.
12439571
Há uma certeza e as pessoas terão de perceber isso: o nível de rendimento de todas as equipas, o nível exibicional, não serão iguais ao que acontecia antes da pandemia. Aliás, o Flamengo é um bom exemplo do que acabo de dizer, como foram também as equipas do campeonato alemão, italiano, inglês... E com mais razão no Brasil, onde o tempo de paragem foi ainda mais longo do que nos outros países. Nunca ninguém viveu uma experiência destas, como disse, mas em relação a treinar e jogar é como quando aqui chegámos, em que tivemos dez dias para preparar a equipa e começar com o Paulistão.
O calendário brasileiro é muito denso e não há espaço para jogos amigáveis ou para o prolongamento das pré-temporadas. Há uma outra garantia que posso dar: os jogadores do Santos tiveram uma dedicação extrema nestes dias de trabalho e estão ansiosos por voltarem à competição. É já na quarta feira, com o Santo André, a equipa que lidera o seu grupo e tem boas possibilidades de se apurar para os quartos de final do Paulistão, tal como acredito que o Santos vai conseguir. Trabalhámos todos muito para isso.
2 - E passámos a ser os únicos treinadores portugueses no campeonato brasileiro. A saída de Jorge Jesus continua a abrir os noticiários brasileiros e fica a certeza que ele deixou uma marca profunda e inesquecível no Flamengo. Toda a família do Mengão lhe está grata, triste com a saída, naturalmente, mas ao mesmo tempo com compreensão, ao ponto de não lhe fecharem a porta a um regresso, qualquer dia. Jesus fez um trabalho de muita qualidade no Flamengo e no Brasil ninguém ficou indiferente. Os treinadores portugueses continuarão a ser falados por cá, pelo menos enquanto a direção do Flamengo não escolher um treinador. E há vários treinadores portugueses na lista do Mengão. Jesus abriu portas.
Há um ano, quando o Benfica foi campeão nacional depois de ter estado a sete pontos, não ouvi falar em demérito do FC Porto
3 - E em Portugal, o FC Porto conquistou o título, depois de vencer com justiça o clássico com o Sporting, tristemente jogado sem público, e um clássico merece público... Tenho ouvido algumas opiniões que falam do demérito do Benfica, ignorando o mérito do FC Porto ou, no mínimo, desvalorizando. Felizmente, já fui várias vezes campeão, três delas no FC Porto, e posso garantir-lhes que é muito difícil, muito mesmo, ser campeão. Só quem consegue pode chegar ao fim, olhar para trás, e perceber como foi difícil, como foi importante sofrer e trabalhar muito. Não há campeões sem mérito. Portanto, o FC Porto teve muito mérito na conquista deste título. Há um ano, quando o Benfica foi campeão nacional depois de ter estado a sete pontos, não ouvi falar em demérito do FC Porto. Da mesma forma, neste ano, não tem sentido falar em demérito do Benfica, mas sim em mérito do FC Porto.