Muito mais do que um troféu, a Final Four confirma que o futebol português tem capacidade de introspeção, de se reconhecer e de projetar aquilo que ambiciona ser
A Final Four da Allianz Cup afirmou-se como interlúdio singular no calendário do Futebol Profissional, e renova essa identidade a cada edição. Inserida num tempo de balanço e de relançamento de ambições, com vista ao final da época, oferece às equipas a luta decisiva pelo título de Campeão de Inverno ao mesmo passo que procura oferecer aos adeptos um futebol mais imediato, direto, vivido.Num calendário consabidamente exigente, a Final Four não interrompe o ritmo, antes o enquadra. De 3 a 10 de janeiro, vai concentrar equipas, adeptos, parceiros, curiosos e famílias num mesmo espaço geográfico e temporal circunscrito, que a Liga Portugal recheia de eventos. Alguns desportivos, todos respirando futebol.
O formato breve e decisivo que relançou a competição em 2017 potencia narrativas que transcendem o resultado. Valoriza o mérito desportivo, sublinhando a experiência dos adeptos e a forma como o futebol se projeta enquanto produto cultural e social. A Final Four foi, e mantém-se, portanto, um exercício integrado de visão.
Descentralizada, uma vez mais, em Leiria, continuará o seu propósito transformador de uma localidade histórica num vasto palco que parte do futebol para incluir toda a comunidade, deixando inequívoco que o futebol não existe isolado, existe integrado.
Esta finalidade comunitária ganha expressão nas ações afirmativas dos valores que definem o Futebol Profissional: inclusão, acessibilidade, sustentabilidade e participação comunitária deixam de ser ideias abstratas para se concretizarem em atos de intervenção social em que a coordenação da Fundação do Futebol é preponderante.
Cosendo o mundo da exigência competitiva ao da consciência coletiva, a Final Four justifica plenamente a sua relevância. Muito mais do que um troféu, confirma que o futebol português tem capacidade de introspeção, de se reconhecer e de projetar aquilo que ambiciona ser.

