VISTO DE ITÁLIA - Um artigo de opinião de Cláudia Garcia.
A Bélgica é a primeira adversária de Portugal no mata-mata, expressão lançada por Scolari, adotada por Fernando Santos e amada por todos nós.
Esperemos que seja a primeira e não a última, mas para superar a Bélgica, Portugal terá de mostrar mais consistência defensiva durante os 90 minutos e pela frente terá o trio dos diabos terríveis Hazard-De Bruyne-Lukaku. Romelu Lukaku é, a meu ver, o avançado do momento.
O jogador do Inter chega a este Europeu depois de duas épocas fantásticas com Antonio Conte. É um jogador diferente, para melhor, daquele Lukaku pesado do Manchester United.
Está mais magro, mais ágil, é capaz de fazer toda a fase ofensiva sozinho, luta com os centrais, percorre quilómetros sem nunca perder de vista a baliza e é um líder, coisa que antes não era. Lukaku é também um jogador inteligente, pelos movimentos que faz e pela forma como abre espaço para as entradas e remates dos seus companheiros na área. Não é um avançado egoísta. Esta última época, em Itália, o belga marcou 30 golos e fez dez assistências em 44 jogos com a camisola do Inter. Para úben Dias, MVP da Premier League, é a hora da verdade. O defesa-central português é considerado o melhor do mundo para muitos, mas em Inglaterra não se defende bem como em Itália, sobre isso não tenho dúvidas. Lukaku, contra as defesas italianas, já demonstrou ser um grande avançado.
Defesa treme
Em conversa com os jornalistas portugueses na última quinta-feira, Fernando Santos recordou que Portugal já tinha "marcado 7 golos neste Europeu", o que faz da seleção lusa a segunda equipa com mais golos marcados no torneio, a par de Itália e Bélgica e só atrás da Holanda. No entanto, é importante sublinhar que Portugal está no terceiro lote das equipas que mais golos sofreram até ao momento (seis golos). A Seleção tem a atenuante de ter jogado no "grupo da morte", mas seis golos, em três jogos, são muitos para uma equipa que é candidata ao título. A culpa nunca é de um jogador só, mas de toda a equipa.
Rúben Dias é um dos jogadores que tem cometido alguns erros, mas tem agora uma oportunidade excelente para demonstrar por que é considerado por muitos o melhor defesa do mundo. Tem pela frente o melhor avançado do momento. Lukaku já marcou três golos neste europeu e está inspirado, mas Portugal tem equipa para superar a Bélgica e seguir em frente no torneio.
