
Opinião do jornalista António Pires - Nos oito jogos já disputados, apenas venceram fora o campeão Sporting, de forma demolidora frente ao Nacional, o FC Porto, com relativa tranquilidade diante do Santa Clara, e o Braga, pela margem mínima frente ao Boavista
Após uma primeira jornada com surpresas de maior ou menor dimensão em vários campos, a segunda ronda da liga seguiu o roteiro de um Totobola conservador e sem grande margem para fazer milionários. Há uma semana, apenas três equipas haviam ganho em casa, com o Famalicão a surpreender o Benfica e a conseguir o mesmo que FC Porto e Sporting. Desta vez, o fator casa imperou em cinco estádios, incluindo na Luz, onde Schmidt teve de sacar o trunfo Tiago Gouveia do banco para trazer sorrisos às bancadas, onde antes se fizeram ouvir assobios.
Além do Benfica, Rio Ave e Gil Vicente também sentiram o conforto caseiro para somarem os primeiros três pontos, enquanto os minhotos V. Guimarães e Moreirense deram sequência aos triunfos da primeira jornada para se manterem no topo da classificação, a par com dois candidatos ao título que mostraram força fora de portas.
Falamos do campeão Sporting, que foi demolidor na Madeira, frente ao Nacional, com uma goleada de 6-1, e do FC Porto, que abriu a ronda nos Açores batendo o Santa Clara (2-0). Ontem, a fechar o dia, o Braga também ganhou pela primeira vez, 1-0, no sempre difícil estádio do Bessa, com golo decisivo do reforço espanhol Roberto Fernández - que já tinha faturado na Liga Europa frente ao Servette -, a fazer esquecer Banza, o goleador da equipa em 2023/24 que foi despromovido à equipa B por motivos disciplinares.
Numa ronda ainda sem qualquer empate, o Estrela da Amadora, que travou (1-1) o Braga fora, recebe esta noite o Famalicão.

