Artiro de opinião de Miguel Laranjeiro após concluída a participação portuguesa no Europeu
Corpo do artigo
Por estes dias, haverá melhor palavra que andebol? O que a Seleção Nacional fez no Europeu é mais importante do que muitos possam imaginar. O 7.º lugar e o acesso ao segundo pré-olímpico consecutivo resulta de muito trabalho, esforço, dedicação e respeito pelo país. Quando vi a estátua de Vasco da Gama em plena zona histórica de Hamburgo, percebi que algo positivo ia acontecer sob o olhar do Herói do Mar de há mais de 500 anos.
Admito que haja quem não acompanhe o andebol de modo a perceber que, estar no TOP da Europa, é absolutamente extraordinário para um país como Portugal. Consideremos os 12 países do Main Round e retiremos os que têm cultura e prática desportiva assinalável - Noruega, Islândia, Suécia, Dinamarca, Países Baixos e Áustria -, a seguir os que têm dimensão significativa e uma maior base de recrutamento - Alemanha e França -, e ainda os países apostam no desporto como marca política - Hungria, Eslovénia e Croácia. Se tirarmos todos estes fica… PORTUGAL.
Isto quer dizer que o nível de preparação, compromisso, entreajuda, amor ao país, tem de ser muito maior entre nós. Tudo joga contra, menos a vontade e a ambição.
Estes atletas são mesmo uns HERÓIS. Estamos perante um conjunto de homens que vestem a camisola de Portugal, que sofrem e festejam, que cantam e choram, que têm emoções e sentimentos, e que em campo são os maiores profissionais que alguma vez conheci.
O capitão Rui Silva é exemplo dessa atitude, desse compromisso de todos. O selecionador nacional Paulo Pereira e a nossa equipa técnica interpretam da melhor maneira, e com o maior grau de exigência, o sentimento de um país.
Nunca me esqueço de que, para aqui chegarmos, milhares de atletas, treinadores, dirigentes e árbitros, e dezenas de jogadores que passaram pela Seleção Nacional, tiveram um papel fundamental nesta história. Uma comunidade imensa de pessoas, na maioria anónimas, que à hora dos jogos páram para ver, porque também são a nossa Seleção. Todos estão de parabéns.
Com esta magnifica prestação vamos para o último passo de acesso aos Jogos Olímpicos, o maior dos maiores eventos desportivos. Venha daí PARIS 2024!
Se entre 2020 e 2024 tivemos seis presenças consecutivas em competições internacionais, vamos continuar a querer mais - este ano, para além dos Olímpicos, desejamos a presença no próximo Mundial.
Com estes resultados não terá chegado a altura de o País olhar de outra forma para as modalidades que têm este sucesso?
* Presidente da Federação de Andebol de Portugal