O JOGO DO LEÃO - Uma opinião de Manuel Moura dos Santos
Corpo do artigo
A época de 2023/24 marca o início de um novo ciclo na estratégia de aquisições de jogadores para o plantel do Sporting. A Direcção do Sporting, com a preciosa colaboração de Hugo Viana e Rúben Amorim, alterou o paradigma. Passou-se a apostar em aquisições mais onerosas, com um selo de garantia superior, ainda que com uma margem de risco mais elevada. Risco existe sempre, e a estratégia de comprar barato para vender caro tem os dias contados.
Isto vem a propósito do ingresso no Sporting de Gyokeres , Hjulmand, Diomande e Fresneda. Até ver, tem sido um sucesso.
Só Fresneda ainda não teve uma oportunidade real de mostrar a razão da sua contratação. Lá chegará.
Gyokeres é o que se vê..., uma das sensações deste início de campeonato. O jogador sueco não é só um monstro de força e energia, mas também tecnicamente evoluído, pragmático na abordagem ao jogo e muito oportuno, como se viu no golo marcado ao Sturm Graz.
Quem questionou o valor dado pelo Sporting por um jogador vindo do Championship, esqueceu-se que a 2.ª liga inglesa é uma das mais competitivas da Europa.
Diomande é uma certeza. Com uma margem de progressão enorme, o jogador costa-marfinense, com apenas 19 anos, tem um futuro enorme pela frente. E para não ficar atrás de Coates e Gonçalo Inácio até já marca golos.
Hjulmand está apostado em fazer esquecer Manuel Ugarte. O jogador dinamarquês tem características únicas no plantel do Sporting, e não tenho dúvida nenhuma, que em muito pouco tempo, será indispensável. Com um remate de meia-distância de qualidade, também já marcou.
Rúben Amorim arriscou muito no jogo com o Sturm Graz. Correu bem, mas não nos livrámos do susto. Uma má primeira parte, e uma razoável segunda, deram-nos a vitória, sobretudo depois dos pesos-pesados da equipa entrarem no jogo. Finalmente ganhámos na Áustria, mas...
Frederico Varandas anunciou que vai propor uma alteração dos Estatutos do clube, para permitir a implementação do voto universal pela via electrónica. Acho muito bem. Um clube universal com o Sporting Clube de Portugal tem que viabilizar o acesso a todos às decisões sobre a vida da instituição.
Nuno Santos está nomeado para o Prémio Puskás 2023. Vamos não só torcer, mas também votar no nosso jogador, no site da FIFA.
Portugal perdeu oportunidade única de vencer o primeiro jogo num mundial de râguebi. Dominado na primeira parte, fez uma extraordinária segunda, e esteve a dois minutos da vitória. Fantástico jogo, onde mais uma vez o fair-play dominou.