Já entraram nos cofres das equipas portuguesas quase 150 milhões de euros. É um valor recorde, mas bem merecido
A época está a ser generosa para as equipas portuguesas que participam nas competições europeias. Somando os prémios recebidos por Sporting, Benfica, Porto e Braga, já entraram nos cofres das equipas portuguesas quase 150 milhões de euros. É um valor recorde, mas bem merecido, porque corresponde a resultados que também marcam um novo tempo de conquistas das equipas portuguesas.
Pela primeira vez, neste formato de competição da Champions, uma equipa portuguesa é apurada diretamente para os oitavos de final, sem ter de disputar o play-off. Nunca tínhamos marcado presença no lote dos oito primeiros que obtêm acesso direto aos oitavos.
O feito foi do Sporting, conquistado nos dois últimos jogos e nos minutos finais. Começou em Alvalade, frente ao PSG, com o golo da vitória já depois dos 90 minutos, e continuou em Bilbau, ao minuto 94. Um golo que valeu muitos milhões: 2,1 milhões pela vitória no jogo, 9 milhões pelo sétimo lugar, 2 milhões por se qualificar entre os oito primeiros e 11 milhões pelos oitavos. Até agora, o Sporting arrecadou, pela participação na Champions, 67 milhões de euros. Se vencer o próximo adversário e conseguir o apuramento para os quartos de final, receberá mais 12,5 milhões de euros. Para enquadrar o peso deste valor, importa referir que equivale a praticamente 50% das receitas operacionais da última época.
O Benfica também conseguiu vencer o último sprint e qualificar-se para o play-off. A vitória épica sobre o Real Madrid ofereceu à equipa a possibilidade de discutir a passagem aos oitavos, feito que só acontecerá se voltar a ultrapassar a equipa mais titulada da Champions. Apesar de o acesso à fase seguinte não estar garantido, o Benfica também já arrecadou quase 54 milhões de euros com a participação na prova.
A Liga Europa é uma competição bem mais modesta. Porto e Braga tiveram um desempenho semelhante: cinco vitórias, dois empates e uma derrota, com a mesma diferença entre golos marcados e golos sofridos. O Porto já recebeu 11,3 milhões de euros e o Braga 12 milhões de euros.A cereja no topo do bolo obtém-se com a conquista do sexto lugar no ranking da UEFA, que permitirá, na temporada de 2027/28, ter três equipas na Champions.

