Estas movimentações invernais levantam algumas interrogações
Como diria Robson, perdemos dois pontos, mas também ganhamos um, pelo que não há que desanimar e sobretudo há que continuar a crescer como equipa. O resto virá por acréscimo.
Corpo do artigo
1 - Dias pandémicos atribulados trouxeram-nos até ao dérbi concelhio. Depois de adiamentos, isolamentos e meia dúzia de jogadores out, chegávamos ao Comendador Joaquim de Almeida Freitas com algumas interrogações: como estaria a equipa? Jogar com Quaresma e Edwards em simultâneo é compatível? Como seria a nossa vida pós-Estupiñan, com Holm na frente de ataque?
Esta semana o mercado de Inverno já mexeu. De uma assentada fomos presentados com duas boas notícias: a renovação de Edwards e a contratação de Bruno Lameiras ao Famalicão. Estas movimentações invernais levanta
Globalmente a equipa não esteve mal. Jogou mais e melhor do que o adversário, tendo apenas faltado decidir melhor no último terço e não errar no primeiro. O Moreirense, esse, foi de uma eficácia cruel: nas oportunidades que teve, não perdoou.
Quanto aos nossos extremos, a verdade é que o jogo permitiu perceber o que já se antevia: que corremos riscos jogando com ambos. Têm enorme qualidade individual, mas não são propriamente amigos de defender e isso foi, aqui e ali, visível. O nosso mister vai ter que gerir a coisa com parcimónia.
Já na frente, as notícias não foram por aí além entusiasmantes. O jovem norueguês mostrou alguma eficácia a segurar a bola e a entrega-la aos companheiros, mas continuamos à procura do sentido matador que o colombiano, em contrapartida, já mostrou ter. Foster, por outro lado, continua sem mostrar as credenciais que levaram o Vitória a investir na sua aquisição.
Notas positivas sobretudo para o nosso meio campo, com Pepelu a subir consistentemente de forma, André num extraordinário momento e grande exibição do miúdo André Almeida, que ainda nos vai dar muitas alegrias.
Como diria Robson, perdemos dois pontos, mas também ganhamos um, pelo que não há que desanimar e sobretudo há que continuar a crescer como equipa. O resto virá por acréscimo.
2 - Esta semana o mercado de Inverno já mexeu. De uma assentada fomos presentados com duas boas notícias: a renovação de Edwards e a contratação de Bruno Lameiras ao Famalicão.
Estas movimentações invernais levantam ainda algumas interrogações, mas permitem-nos tirar já uma conclusão. Primeiro as dúvidas. Sabendo-se que Edwards e Lameiras pisam muito os mesmos terrenos, em que medida as duas notícias estão relacionadas? Estará para breve a partida do inglês? E a transferência de Lameiras? Foi troca por troca com Guedes ou houve mais qualquer coisa?
Em qualquer caso, temos aqui uma novidade: o perfil do jogador contratado, esta época, é uma novidade. No Verão só cá chegaram dois tipos de jogador: os já famigerados potros de que falava Carlos Freitas (em grande número) e dois veteranos de créditos firmados. Ao contrário do que é habitual no Vitória, não chegou nenhum jogador que tivesse dado nas vistas no nosso campeonato num emblema de menor dimensão e em que o Vitória fosse mais um degrau na sua afirmação. Lameiras é esse tipo de jogador. Por isso, cabe perguntar: foi a exceção que confirma a regra, ou mudamos mesmo a regra? Os próximos tempos ajudarão a responder a essa pergunta.